Publicidade
Manaus
Manaus

Lâmpadas ligadas em plena luz do dia desperdiçam energia no Prosamim 2, Zona Sul de Manaus

A área do Prosamim 2 no Igarapé do 40, na Zona Sul, possui lâmpadas que ficam acesas 24h por dia, segundo relatos de alguns moradores 06/03/2015 às 21:55
Show 1
Esta lâmpada estava acesa às 15h, horário em que a luz natural dispensaria a utilização das luminárias
Oswaldo Neto Manaus (AM)

Quem percorre a área do Prosamim 2 no Igarapé do 40, na Zona Sul, não observa logo de cara as irregularidades pelo caminho. É que os postes de energia do local possuem lâmpadas que ficam acesas 24h por dia, segundo relatos de alguns moradores. Eles ainda afirmam que desde a inauguração do complexo, em julho do ano passado, a energia elétrica vem sendo consumida desnecessariamente. 

A reportagem flagrou, nesta sexta-feira (6), dezenas de lâmpadas ligadas por volta das 15h, horário em que a luz natural dispensaria a utilização das luminárias na rua Paranavaí, bairro Crespo. Cerca de 200 postes estão instalados por todo o percurso, que compreende o viaduto na avenida General Rodrigo Otávio até a avenida Silves, no Japiim.

Ao serem questionados, poucos moradores percebem o problema. Uma exceção é a estudante Cassiane Cardoso Marques, de apenas 12 anos. Ela estuda no Colégio Militar da Polícia Militar, em Petrópolis, e transita diariamente pelo passeio público. “Desde quando mudou aqui essas luzes ficam acesas. Não sei se é algum problema ou se elas ficam assim mesmo, mas é estranho ficar ligada mesmo de dia”, disse.

A residência da autônoma Fabiana Soares, 38, fica próxima a um poste onde foram flagradas duas lâmpadas acesas mesmo com a claridade. Após notar o problema, ela criticou o serviço. “Enquanto muitos por aí estão sem energia aqui estão gastando, e quem vai pagar somos nós. Enquanto isso a luz está caríssima pra gente”, contou.

Problemas constantes

O Departamento de Iluminação Pública da concessionária Manaus Luz, responsável pela manutenção da rede elétrica da obra, afirmou que a área sofre pelos constantes problemas.

Segundo o gerente de planejamento da empresa, Diego Morrilas, há reclamações de lâmpadas que ficam apagadas por determinado tempo, porém, ele explica que a situação das luzes acesas se deve a problemas técnicos. “Elas ficam ligadas por uma falha no comando, a fotocélula, por isso algumas ficam acesas e outras não. Esse comando liga e desliga a lâmpada dependendo da claridade” , explicou.

Ainda de acordo com o gerente de planejamento, equipes da Manaus Luz devem ir ao local hoje para checar o problema. “Temos que verificar essa situação durante o dia e ver quais trechos estão com defeito”, disse.Cerca de 4 mil famílias foram reassentadas com as obras do sistema viário do Igarapé do 40. Conforme dados do ano passado, a obra foi entregue em julho de 2014 e custou R$ 220 mi.

Publicidade
Publicidade