Publicidade
Manaus
CÂNCER

'Lar das Marias' estimula criatividade natalina de mulheres em tratamento

Atividades são para garantir o bem-estar de pelo menos 30 'Marias', que aprenderam a montar guirlandas e objetos natalinos 08/11/2018 às 20:50 - Atualizado em 09/11/2018 às 07:58
Show whatsapp image 2018 11 08 at 21.22.37 b6607509 e6a3 4d95 b2d8 3ca898073f49
Na atividade as Marias aprenderam a montar guirlandas, dentre outras decorações para este próximo Natal (Fotos: Jorge Llach/Freelancer)
Karol Rocha Manaus (AM)

As mulheres em tratamento contra o câncer acolhidas pelo Lar das Marias, situado na avenida Dom Pedro, no bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste de Manaus, colocaram a criatividade em prática ontem durante a oficina de artesanato natalino ministrada pelo artista plástico e servidor público Messiahs Paulain, de 28 anos. Elas aprenderam a montar guirlandas, dentre outras decorações para o Natal.

Voluntário na instituição há quatro anos, Messiahs realiza pelo menos duas ou três oficinas ao ano. Ele acredita que ações como essa são para o bem estar das pacientes. “Eu faço o trabalho com elas por que perdi uma tia, ela tinha câncer de mama e infelizmente não resistiu ao tratamento. E como estamos no período próximo ao Natal, nada melhor que desenvolver com elas uma oficina voltada para artigos natalinos, em que elas mesmo vão produzir suas decorações”, conta ele.

Participaram em torno de trinta mulheres dentre pacientes e acompanhantes; a tarde foi de descontração e aprendizagem. “A ação é importante por que como o processo de tratamento é dolorido, então a arte vem nesse sentido de minimizar essa dor. Elas gostam por que é uma atividade diferente”, disse Paulain, que acrescenta utilizar materiais reciclados e de fácil acesso a elas.

Bem estar

Atividades que estimulam a aprendizagem das mulheres em tratamento são de suma importância a elas. “Toda e qualquer atividade que a gente traz para elas é fundamental por que trabalha a auto-estima dessas mulheres; é através de oficinas, rodas de conversa, aprendizagem que elas se sentem melhores”, explicou a assistente social do Lar das Marias, Gláucia Souza.

Com a aprendizagem adquirida durante a oficina, as mulheres ainda poderão vender as suas decorações. “Elas aprendendo a fazer as decorações de natal, podem até mesmo vender quando retornarem às suas casas no interior da capital. Será uma forma de renda, é esse também o nosso intuito”, disse ainda.

Café da manhã

Como forma de arrecadar fundos à casa, a instituição promove no próximo dia 25 o Café da Manhã do Lar das Marias, no Centro Paroquial da Igreja Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, localizada na rua Venceslau Brás, bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus.

O público pode comprar o acesso que custará R$ 15 na própria sede do lar ou no dia do evento. O café acontece das 7h às 10h.

Publicidade
Publicidade