Terça-feira, 25 de Fevereiro de 2020
FESTEJO

Largo de São Sebastião recebe missa campal em homenagem ao santo

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2020 (CF), os festejos do padroeiro dos soldados, arqueiros, atletas, infantaria e protetor das pestes e dos desastres trazem como tema este ano "São Sebastião, ajudai-nos a ver, ouvir e ter compaixão, dom e compromisso com a vida".



ARQUIVO_AC_E09F8DFA-1482-4624-85E0-53EB10298995.JPG Foto: Arquivo AC
20/01/2020 às 14:40

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2020 (CF), os festejos do padroeiro dos soldados, arqueiros, atletas, infantaria e protetor das pestes e dos desastres trazem como tema este ano "São Sebastião, ajudai-nos a ver, ouvir e ter compaixão, dom e compromisso com a vida". A programação iniciou no dia 11 deste mês e encerra nesta segunda-feira (20) com uma procissão às 17h e missa campal às 18h, no Largo São Sebastião,  localizado na Rua 10 de Julho, Centro de Manaus. A celebração religiosa será realizada pelo arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani. Por fim, um arraial será feito no local. 

O pároco Frei Paulo Xavier explica que a temática tem a proposta de propor uma reflexão sobre a figura da parábola do "Bom samaritano" (LC10, 30-37). "Estamos vivendo o drama da situação da pobreza que tem aumentado cada vez mais, como as pessoas em situação de rua aqui no Centro da cidade. Diante disso, de que maneira nós podemos ser impulsionados pela nossa fé a ter um olhar de misericórdia, compaixão, ternura e o cuidado com a vida dessas pessoas? Reconhecendo, ainda, seus direitos, levando ao encaminhamento para a questão das políticas públicas etc. Que possamos, então, olhar esse dom e compromisso com a vida como uma responsabilidade a partir da nossa fé", completou.



Bingo

O bingo para angariar recursos para a Paróquia São Sebastião, Mártir e São Francisco está sendo vendido pelo valor de R$ 10. A cartela pode ser adquirida na Secretaria Paroquial e plantão do dízimo. O sorteio será realizado no dia 25 de janeiro de 2020.

História de São Sebastião

É impressionante a devoção que um soldado do império romano do século III pode ter ainda hoje, no século XXI, do outro lado do Atlântico. São Sebastião é o padroeiro de várias cidades em todo o território brasileiro e muitos fatos importantes parecem ter acontecido no dia 20 de janeiro, em que se celebra esse Santo. Entre as cidades que adotaram o santo como padroeiro, a mais famosa é, com certeza, São Sebastião do Rio de Janeiro, a "Cidade Maravilhosa". 
    
São Sebastião era de Narbonne, mas sua família é de Milão. Na época em que ele viveu, os cristãos estavam sendo duramente perseguidos pelo imperador romano, e o seu desejo de ajudar esses irmãos na fé foi o que levou ao serviço militar. No exército, era um soldado formidável e, por baixo dos paramentos militares, nunca deixou de lado a sua identidade de cristão, vivendo uma autêntica vida cristã.

Quando chegou a sua hora, também não deixou de lado a sua fé, mantendo-a firmemente, apesar das ameaças do imperador. Um apóstata o denunciara como cristão e o Imperador ficou triste, porque o considerava um ótimo soldado. Mas se ele quisesse continuar sendo soldado, deveria deixar a fé em Jesus. Como não o fez, o Imperador o condenou a ser morto a flechadas.

A imagem de São Sebastião mais comum é uma em que ele se encontra amarrado a um tronco de madeira, traspassado por algumas flechas, com aparência de morto. Talvez por isso, muitas pessoas ainda associem que ele morreu nesse episódio, mas esse não é o final da história. Depois de alvejado, alguns amigos perceberam que ele ainda vivia e o levaram a uma senhora muito cristã, que o curou.

Curado, São Sebastião voltou a se apresentar ao Imperador para denunciar suas práticas de perseguir os cristãos. O Imperador, provavelmente confuso porque o tinha por morto, mandou que, dessa vez, o matassem de fato. O Santo agora fora açoitado até a morte, conseguindo a coroa do martírio, que tanto admirava.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.