Sábado, 31 de Outubro de 2020
PROIBIÇÃO

Lei do AM que proíbe testes de produtos em animais é constitucional, diz STF

A lei veda a utilização de animais para testes de produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e seus componentes no Estado



Canva-Nurse-giving-injection-to-helpless-rabbit-vaccine-research-animal-test-closeup_A28E5F1A-A8DE-4743-8BCC-06B16B4ADD91.jpg Foto: Reprodução/Internet
15/04/2020 às 13:17

A lei do Amazonas que proíbe a utilização de animais para testes de produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e seus componentes no Estado foi considerada constitucional pelo Tribunal Pleno do Supremo Tribunal Federal (STF), ontem (14), durante julgamento no Plenário Virtual da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 5996. 

A ação foi ajuizada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).



O julgamento contou com a participação da Humane Society Internacional (HSI) como amicus curiae (amiga da Corte). A HSI auxiliou o julgamento por meio da apresentação de fundamentos de ordem técnica, tal como memoriais, audiências e a sustentação oral para embasar o entendimento final do STF.

De acordo com Gustavo Ramos, advogado que representou a HSI na causa, o alcance do julgamento pode ser traduzido pela sinalização aos demais estados brasileiros de que eles podem editar leis estaduais no mesmo sentido deste tema de importância mundial. 

"O STF compreendeu que a perspectiva de ampliação da proteção à fauna e ao meio ambiente justifica que determinada legislação estadual amplie o patamar mínimo protetivo dos animais já estabelecido por lei federal, em conformidade às diretrizes estabelecidas na Constituição de 1988", explica o advogado.

News guilherme 1674 2977771b 6b49 41af 859a ef3c3b62eae8
Repórter do caderno Cidades do jornal A Crítica. Jornalista por formação acadêmica. Já foi revisor de texto de A Crítica por quatro anos e atuou como repórter em diversas assessorias de imprensa e publicações independentes. Também é licenciado em Letras (Língua e Literatura Portuguesa) pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.