Publicidade
Manaus
Outubro Rosa

Lenços e cabelos são entregues a ONGs de apoio à causa câncer em Manaus

Através dos cabelos serão confeccionadas perucas, que serão destinadas juntamente aos lenços, a portadoras de câncer em tratamento quimioterápico na instituição 20/10/2016 às 11:19 - Atualizado em 20/10/2016 às 11:21
Show 5745465
600 lenços e mais de 600 cabelos foram doados (Foto: Divulgação/FCecon)
acritica.com

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), recebeu, na manhã desta quinta-feira (20), integrantes do projeto Mulher Mais, da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Elas entregaram a representantes de cinco ONGs de apoio à causa câncer, cerca de 600 lenços e mais de 600 cabelos doados pela população, durante ações sociais desenvolvidas pelo grupo, como parte da programação da campanha Outubro Rosa no Estado.

A diretora-administrativa da FCecon, Maria Célia Lopes, participou da entrega e explicou que o tratamento quimioterápico tem como uma das principais características a queda dos cabelos, ocasionada pelo efeito das medicações. “Quando isso acontece, deixa a mulher, em especial, em uma situação mais vulnerável, já que o efeito colateral afeta a autoestima. Por isso, iniciativas como essa são muito bem-vindas, pois demonstram compromisso solidário, ajudam a resgatar a autoestima e reforçam a humanização no ambiente hospitalar”, comentou.

Através dos cabelos, serão confeccionadas perucas, que serão destinadas, juntamente aos lenços, a portadoras de câncer em tratamento quimioterápico na instituição. A coordenadora do projeto, Neila Reis, explicou que parte do que foi arrecadado veio do interior do Estado, e o restante foi entregue pela população de Manaus, em uma atividade realizada no último fim de semana, no Centro da cidade.

Receberam os cabelos e lenços as seguintes Organizações Não Governamentais: Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), Rede Feminina de Combate ao Câncer, Centro de Integração Amigas da Mama (Ciam), Lar das Marias e Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma). “É um pedacinho de nós que estamos doando a essas mulheres que precisam de apoio”, enfatizou Neila Reis. O grupo visitou a área ambulatorial da Fundação e o Serviço de Quimioterapia, onde foram entregues também, kits de higiene pessoal a pacientes e acompanhantes.

*Com informações da assessoria de comunicação.

 

Publicidade
Publicidade