Domingo, 21 de Abril de 2019
publicidade
1.gif
publicidade
publicidade

Manaus

Levantamento mostra aumento de crimes nas escolas de Manaus

Entre janeiro e março de 2015 foram registrados 77 casos de furto em unidades da Semed. Número é maior que 2014


06/04/2015 às 10:43

Agências bancárias, loterias e estabelecimentos comerciais, não deixaram de ser alvo da ação de bandidos que agem livremente em Manaus. No entanto, há algum tempo, registros de ocorrências de roubo, furto ou assalto também em escolas aparecem constantemente no noticiário.

De janeiro a março deste ano, foram registrados 77 casos de furtos em escolas da rede municipal. O número já supera o do mesmo período do ano passado, quando haviam sido registrados 54 casos na rede. A reportagem solicitou o número total de ocorrências registradas no ano passado, mas não obteve resposta da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Graziela Ribeiro, na Rua 5, bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste, entrou para essa estatística por ter sido foi alvo de três invasões de bandidos em uma semana, ainda no mês passado.

Esse ano, segundo os pais, no total, já foram cinco ocasiões, inclusive as crianças deixaram de ir à escola nesses momentos. Após a série de ocorrências, um soldado da Polícia Militar (PM) com uma motocicleta do programa Ronda no Bairro, fica ao lado da segurança privada nos portões da instituição. A Semed informou que o Cmei foi furtado quatro vezes e sofreu uma tentativa de invasão, sem sucesso.

Quem passa em frente à escola, percebe a motocicleta estacionada. A dona de casa Luciana Silva, 28, se diz preocupada com situação. “É difícil porque bandidos entram e pegam o que iria servir nossos filhos. Coisas pagas com impostos, que deveriam ser direcionadas à educação das crianças”, conta.

De acordo com a diretora da unidade, Tânia Fernandes, os alunos estão frequentando a unidade e não há perigo. “Agora está tudo bem”, disse ela, que preferiu não dar entrevista.

Pai de um aluno, o consultor de vendas Jacques Douglas Pinto, 39, conta que os roubos à escola assustam a comunidade. “É uma escola para crianças e eles (os bandidos) não respeitam mais nem isso”, contou. As ações são sempre de madrugada e a entrada no prédio da escola ocorre pelo telhado.

De acordo com Jacques, que ajudou a organizar uma manifestação pedindo mais segurança, até hoje nenhum suspeito foi preso. A escola fica a um quarteirão da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DRFD). “Levaram televisões, merenda escolar, computadores. Por isso, nossos filhos chegaram a não ir a escola por uns dias”, lembra.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed),

MEDO

Tanto a rua 5, onde está a escola, quanto a rua 6 e a avenida ‘K’, que ligam essas vias, são áreas comerciais. Segundo os comerciantes, assaltos a mão armada são comuns na luz do dia. No entanto, a maioria vive a preocupação com o fato da ação na escola ser durante a madrugada.

Dono de uma assistência técnica, Rodrigo Ferreira, 25, conta que foi vítima de dois assaltos. O último deles, foi no começo do ano. O medo fez com que ele instalasse câmeras e alarmes e aumentasse o número de fechaduras das portas. “Até banca de frutas aqui é alvo de assalto. Ano passado foi a primeira vez e esse ano vieram novamente me assaltar”, afirmou.

Fabiana Rodrigues, 37, também teme pela ação criminosa em seu estabelecimento. Em seu pequeno brechó, ela conta que é orientada a não ficar com o lucro. O que mais a preocupa é ir para casa sem ter um sistema de segurança para que a mercadoria não seja roubada. “Eu vou embora e espero que no outro dia minhas coisas ainda estejam aqui”.

Segurança

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), as escolas da rede são atendidas pelo Centro Municipal de Segurança Escolar (Cose), que funcionam em um sala equipada com monitores onde podem ser vistas as imagens das câmeras de segurança espalhadas nas unidades.

publicidade
publicidade
Famílias do Amazonas vão participar de estudo do MS sobre nutrição infantil
Ex-deputado Hissa Abrahão é eleito presidente do diretório regional do PDT
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.