Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2020
VISITA ESPECIAL

Liam Neeson conhece barbearia de migrantes venezuelanos durante visita a Manaus

A passagem do ator internacional e embaixador da Unicef pela capital amazonense foi a última parada de uma visita de quatro dias à região da fronteira brasileira com a Venezuela



WhatsApp_Image_2020-01-15_at_16.18.32_E0ECEA88-7086-4109-9B48-A8ECBB3090E8.jpeg Foto: Divulgação
15/01/2020 às 19:09

O ator Liam Neeson esteve em Manaus na última quinta-feira (9) para visitar famílias de migrantes venezuelanos. Ao final da visita, o astro, que é embaixador do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), fez um apelo por mais apoio às crianças e aos adolescentes refugiados e migrantes da Venezuela que precisam de assistência na América Latina.

A passagem do ator irlandês por Manaus foi a última parada de uma visita de quatro dias à região da fronteira brasileira com a Venezuela. Na capital amazonense, ele visitou a Legends barbearia, estabelecimento gerido pelos amigos Ulise Garcia, Carlos Alnardo e Wilfredo Lopez - três migrantes do país vizinho.



Wilfredo conta que a escolha da barbearia surgiu da equipe da Unicef em Manaus, com quem o grupo já desenvolve trabalhos. “A gente foi conversando e marcamos a visita. Ele veio e conheceu nossas famílias”, detalha.

O jovem barbeiro foi o primeiro do grupo a desembarcar em Manaus, em dezembro de 2017. Os três se conheceram e se tornaram amigos em terras manauaras. Para ele, a amizade do trio foi o que chamou a atenção do ator.

“Ele queria conhecer nossa história, como a barbearia funciona, o apoio que a gente recebeu. Nós somos muito próximos, como uma família”, ressalta.

Os três já trabalhavam no ramo na Venezuela e abriram a barbearia em Manaus há pouco mais de um ano. A Legends funciona no bairro São Francisco, na Zona Centro-Sul da capital, e já tem uma cartela de clientes fixos.

Após conhecer os três, Neeson falou sobre o contato com as famílias venezuelanas. “Como pai, fico com o coração partido ao ouvir suas histórias. Mas também vi esperança nos olhos de crianças refugiadas que aproveitaram todas as oportunidades para aprender em um ambiente seguro, crescer saudáveis ​​e, eventualmente, reconstruir sua vida no Brasil”, disse.

O ator viajou para a fronteira com a Venezuela em Pacaraima (RR), onde os venezuelanos recém-chegados recebem informações sobre pedidos de asilo e autorizações de residência, e onde são vacinados, se necessário. Antes de chegar a Manaus, passou também por Boa Vista (RR).

Crise migratória

Países da América Latina e do Caribe já acolhem cerca de 3,9 milhões de migrantes e refugiados venezuelanos, no que se tornou um dos maiores fluxos migratórios do mundo.

O número de famílias que deixam a Venezuela continua a aumentar. Neste ano, estima-se que mais de 1,9 milhão de crianças e adolescentes, incluindo migrantes venezuelanos e das comunidades de acolhida, precisarão de assistência na região.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.