Liam Neeson conhece barbearia de migrantes venezuelanos durante visita a Manaus
A passagem do ator internacional e embaixador da Unicef pela capital amazonense foi a última parada de uma visita de quatro dias à região da fronteira brasileira com a Venezuela

O ator Liam Neeson esteve em Manaus na última quinta-feira (9) para visitar famílias de migrantes venezuelanos. Ao final da visita, o astro, que é embaixador do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), fez um apelo por mais apoio às crianças e aos adolescentes refugiados e migrantes da Venezuela que precisam de assistência na América Latina.
A passagem do ator irlandês por Manaus foi a última parada de uma visita de quatro dias à região da fronteira brasileira com a Venezuela. Na capital amazonense, ele visitou a Legends barbearia, estabelecimento gerido pelos amigos Ulise Garcia, Carlos Alnardo e Wilfredo Lopez - três migrantes do país vizinho.
Wilfredo conta que a escolha da barbearia surgiu da equipe da Unicef em Manaus, com quem o grupo já desenvolve trabalhos. “A gente foi conversando e marcamos a visita. Ele veio e conheceu nossas famílias”, detalha.
O jovem barbeiro foi o primeiro do grupo a desembarcar em Manaus, em dezembro de 2017. Os três se conheceram e se tornaram amigos em terras manauaras. Para ele, a amizade do trio foi o que chamou a atenção do ator.
“Ele queria conhecer nossa história, como a barbearia funciona, o apoio que a gente recebeu. Nós somos muito próximos, como uma família”, ressalta.
Os três já trabalhavam no ramo na Venezuela e abriram a barbearia em Manaus há pouco mais de um ano. A Legends funciona no bairro São Francisco, na Zona Centro-Sul da capital, e já tem uma cartela de clientes fixos.
Após conhecer os três, Neeson falou sobre o contato com as famílias venezuelanas. “Como pai, fico com o coração partido ao ouvir suas histórias. Mas também vi esperança nos olhos de crianças refugiadas que aproveitaram todas as oportunidades para aprender em um ambiente seguro, crescer saudáveis e, eventualmente, reconstruir sua vida no Brasil”, disse.
O ator viajou para a fronteira com a Venezuela em Pacaraima (RR), onde os venezuelanos recém-chegados recebem informações sobre pedidos de asilo e autorizações de residência, e onde são vacinados, se necessário. Antes de chegar a Manaus, passou também por Boa Vista (RR).
Crise migratória
Países da América Latina e do Caribe já acolhem cerca de 3,9 milhões de migrantes e refugiados venezuelanos, no que se tornou um dos maiores fluxos migratórios do mundo.
O número de famílias que deixam a Venezuela continua a aumentar. Neste ano, estima-se que mais de 1,9 milhão de crianças e adolescentes, incluindo migrantes venezuelanos e das comunidades de acolhida, precisarão de assistência na região.