Terça-feira, 19 de Novembro de 2019
sob nova direção

Licitação será aberta para nova empresa administrar bicicletas compartilhadas do Centro

Desde 2016, o 'Manôbike' registrou mais de 18 mil viagens e 5 mil cadastros em Manaus



images__50__1170579D-A87D-40E9-9CE4-1010DABEAB39.jpg Foto: Arquivo AC
15/10/2019 às 12:39

Após a empresa Tembici, responsável por gerir o "Manôbike", anunciar que deixará de oferecer os serviços a partir do dia 21 de novembro, a Prefeitura de Manaus informou que abrirá um chamamento público de empresas que desejam operar no projeto de bicicletas compartilhadas que conta com estações no Centro Histórico de Manaus.

De acordo com o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), um edital do chamamento público deve ficar disponível nas próximas semanas no site oficial da Prefeitura de Manaus. As empresas vencedoras poderão exibir a marca nas próprias bicicletas, com o objetivo de dar sustentação financeira aos custos envolvidos.



Sucesso em várias partes do mundo, movimentando milhares de pessoas, o sistema de bicicletas compartilhadas chegou em Manaus em 2016 com o nome de Manôbike. Durante três anos de atuação no Centro histórico da capital, o serviço realizou mais de 18 mil viagens sob duas rodas, além de realizar 5 mil cadastros de usuários na plataforma.

As estações do programa são alimentadas por energia solar e conectadas a uma central via wireless, o que permite fazer o monitoramento em tempo real das bicicletas e estações.

Leia a nota do Manôbike na íntegra:

Queridos usuários,

Ao longo destes três anos do projeto ManôBike, tivemos a oportunidade de estar com vocês, construir novos caminhos e mudar o jeito de ir e vir da nossa cidade.

Informamos que a partir do dia 21/11/2019, encerraremos a oferta de bicicletas compartilhadas em Manaus.

Gostaríamos de agradecer profundamente a todos que fizeram parte dessa história que resultou em mais saúde, qualidade de vida, emissão zero de CO2 e em uma excelente alternativa de locomoção para diversos destinos.

Até a próxima!

Posicionamento

A assessoria de imprensa da Tembeci também emitiu um comunicado sobre a descontinuação do serviço. Leia na integra: 

Após três anos de operação em Manaus, o ManôBike, sistema de bicicletas compartilhadas da cidade operado pela Tembici, será descontinuado a partir do dia 21 de novembro na capital do Amazonas. A Tembici esclarece que sistemas de bicicletas compartilhadas demandam alto custo de manutenção e operação e, após a realização de análises sobre o comportamento de uso das bicicletas do ManôBike, foi constatada a insustentabilidade do sistema. A empresa lamenta a descontinuação do projeto e agradece aos usuários pela parceria e compreensão.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.