Terça-feira, 18 de Fevereiro de 2020
TELEFONIA

Ligações em orelhões da operadora Oi no AM serão gratuitas até 30 de setembro

A gratuidade das chamadas vale para telefones fixos ou celulares de todo o Brasil, conforme determinação da Anatel



Orelh_o.jpeg Foto: Divulgação
03/04/2018 às 06:47

Até 30 de setembro, todas as ligações feitas no Amazonas a partir de telefones públicos, os orelhões, da prestadora Oi serão gratuitas. A gratuidade das chamadas vale para telefones fixos ou celulares de todo o País.

A determinação, que já estava programada, é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e é voltada as chamadas originadas de orelhões da prestadora Oi em 12 estados, incluindo Amazonas, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima.



Nos estados do Espírito Santo, de Santa Catarina e de Sergipe, desde o último domingo (1º) as chamadas originadas de orelhões podem ser cobradas pela prestadora, uma vez que a Oi alcançou o patamar mínimo de aparelhos em operação exigidos pela Anatel. Em vários estados, chamadas telefônicas de orelhões da Oi se encontram gratuitas desde o ano de 2015.

A medida de imposição da gratuidade considerou os percentuais de disponibilidade de orelhões da Oi avaliados pela Anatel em 28 de fevereiro.  Segundo a regulamentação, as concessionárias não devem apresentar disponibilidade de orelhões abaixo de 90% nos estados e abaixo de 95% nas localidades sem telefone fixo individual.

A agência também estabeleceu que uma nova aferição das condições de disponibilidade dos aparelhos deve ocorrer em 31 de agosto. A nova medição indicará os estados em condição de gratuidade para o período de 1º de outubro deste ano até 31 de março de 2019.

Segundo a operadora Oi, o Amazonas possui cerca de 15 mil orelhões instalados em todo o Estado, sendo que 7.700 mil apenas na capital amazonense. Dados da Anatel mostram que, entre os anos de 2004 e 2014, o Brasil perdeu um terço dos aparelhos públicos. Em 2004 eram 1,3 milhão de orelhões. Em 2014 existiam pouco mais de 800 mil.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.