Publicidade
Manaus
PROTESTO

Lista de convocação não sai e aprovados da Susam interditam avenida

O grupo está fazendo uma nova manifestação em frente à sede do órgão, na av. André Araújo, e só pretende sair do local após a convocação no Diário Oficial do Estado (DOE-AM) 29/08/2016 às 10:39 - Atualizado em 29/08/2016 às 11:19
Rafael Seixas Manaus (AM)

Cerca de 40 aprovados do concurso de 2014 da Secretaria de Estado da Se Saúde do Amazonas (Susam) iniciaram um protesto nesta segunda-feira (29), por volta das 8h30, em frente à sede do órgão, localizado na avenida André Araújo, no bairro Aleixo, na Zona Centro-Sul de Manaus, para cobrar das autoridades competentes a publicação da nova lista com os nomes dos 1.800 convocados no Diário Oficial do Estado (DOE-AM).

De acordo com a Susam, em matéria publicada anteriormente, os nomes dos profissionais deveriam ser divulgados até a última sexta-feira (26), sendo que 30% seriam para atuar nas unidades de saúde do interior do Amazonas.

Segundo a representante do Movimento dos Concursados da Susam 2014, a enfermeira Bia Pause, o acampamento na frente do órgão e o protesto terão continuidade porque a lista não foi publicada, conforme o divulgado.

“Sexta-feira não saiu nada, então decidimos manter o acampamento em conjunto com todas as demais pessoas. Hoje nos disseram que esta lista estaria no Diário Oficial, mas que seria impressa às 10h, mas, agora, disseram que a previsão é que seja publicada até quarta-feira. Até quando pretendem nos enrolar? Nós já estamos acampados aqui há seis dias, precisando trabalhar, com nossas forças se esgotando, mas não pretendemos arredar o pé daqui enquanto não tivermos o Diário Oficial impresso em nossas mãos, com nossos nomes, porque só falando que será publicado nós não vamos aceitar”, declarou.

“Vamos manter a interrupção no trânsito e se passar das 10h, nós pretendemos fechar e não abrir a rua por mais tempo. Há um ano e meio estamos aguardando essa convocação. Há outros concursados aguardando convocação, como da SSP [Secretaria de Segurança Pública], que está somando hoje com a gente; Cetam [Centro de Educação Tecnológica do Amazonas] e Seduc [Secretaria de Estado de Educação do Amazonas]. O governo realiza o concurso, mas não faz a convocação”, acrescentou.

Segundo outro representante do Movimento dos Concursados da Susam 2014, o agente administrativo Ricardo De Freitas, 31, o grupo só sairá de frente da Susam quando o secretário do órgão, Pedro Elias, mostrar um documento oficial com as convocações que irão fazer.

“Queremos saber onde estão os órgãos que defendem os trabalhadores, porque estamos aqui há dias e ninguém apareceu para nos dar uma posição. O próprio secretário ainda não nos recebeu. Estamos com dificuldades aqui e vivendo de doações, mas só iremos sair com as convocações”, afirmou.

Em nota, a assessoria de imprensa da Susam informou que a segunda chamada dos aprovados no concurso público realizado pelo órgão já está na Casa Civil para publicação do edital de convocação no Diário Oficial. A Casa Civil está analisando a documentação e o edital de convocação deverá ser publicado nesta semana.

Publicidade
Publicidade