Publicidade
Manaus
Igarapés

Lixo retirado de igarapés em Manaus diminui 23% em 2016

A Semulsp aponta as ações de conscientização e coleta seletiva como importantes agentes transformadores do comportamento social, em relação ao meio ambiente 01/09/2016 às 14:09
Show igararpe
Semulsp realiza mutirão de limpeza no bairro São Jorge (Foto: Karla Vieira/Semcom)
acritica.com

O volume de lixo retirado dos igarapés de Manaus diminuiu 23% no acumulado de janeiro a julho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2015.

Responsável pelo trabalho, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) aponta as ações de conscientização e coleta seletiva como importantes agentes transformadores do comportamento social, em relação ao meio ambiente.

Em 2016, de janeiro a julho, um total de 3,9 mil toneladas de lixo foram retiradas dos igarapés. Já no ano passado, mais de 5 mil toneladas de resíduos saíram do leito dos rios que cortam a cidade.

“A Prefeitura de Manaus mantém contato direto com as comunidades, como por meio das equipes de conscientização porta a porta e os garis da alegria. Essa redução pode ser um reflexo positivo dessa aposta”, avaliou o secretário da Semulsp, Paulo Farias.

Só este ano, mais de 1.200 ações de conscientização porta a porta já foram realizadas, alcançando mais de 100 mil pessoas sensibilizadas em escolas, bairros, comércios e indústrias, por exemplo.

“Essas ações foram impulsionadas pelo município nos últimos anos, tendo rotas fixas de passagem das equipes, de porta em porta todos os dias, levando informações e orientações”, lembrou Paulo.

Conscientização

Nesta quinta-feira, 1º, as ações de sensibilização continuam, tanto com as equipes de porta a porta, nas ruas Bom Jesus, na Redenção, e Anastácio Assunção, no São Lázaro; como também com os Garis da Alegria, que participam de evento no Centro de Reabilitação Ismael Abdel Aziz, no Rio Preto da Eva, Rodovia AM-010, km 53.

Igarapés

 O serviço de limpeza de igarapés é diário e retira, em média, 17 toneladas de lixo por dia. Nesta quinta-feira, 90 trabalhadores atuam, nesta semana, nos igarapés da Rua Projetada do Armando Mendes; do Passarinho; do São Jorge (Rua da Cachoeira e Beco Bragança); e na Orla da Manaus Moderna, São Raimundo e Educandos.

*Com informações da assessoria de comunicação.

Publicidade
Publicidade