Sexta-feira, 03 de Abril de 2020
MÚSICA

Maestro amazonense estreia na Orquestra Filarmônica de Los Angeles

O trabalho em Los Angeles é resultado do "Dudamel Fellows Program" no qual Carriel foi selecionado para participar no ano passado



BV0110-4F_32ACA836-6EFC-44FC-8A5A-7435F28F2814.jpg (Foto: Divulgação)
10/03/2020 às 14:56

O maestro amazonense Hilo Carriel estreia nesta terça-feira (10) no Walt Disney Concet Hall nos Estados Unidos em apresentação com a Orquestra Filarmônica de Los Angeles, na cidade homônima. Hoje, Hilo irá comandar dois concertos do “Symphonies for Schools”, um projeto pensado para proporcionar a crianças o contato com a música sinfônica.

O trabalho em Los Angeles é resultado do "Dudamel Fellows Program" no qual Carriel foi selecionado para participar no ano passado. O objetivo do programa é “oferecer oportunidade única para jovens e promissores regentes de todo o mundo de desenvolver seus talentos e enriquecer suas experiências musicais por meio da orientação de Dudamel e da participação em programas educacionais, comunitários e musicais da filarmônica”.



“Esse programa me dá a oportunidade de estar completamente inserido no cotidiano de uma das mais conceituadas orquestras do mundo. Acompanho todos os ensaios, bastidores, programações e exerço as funções de um maestro assistente durante esse período: suporte nos ensaios e aprendizado direto com os maestros, compositores, músicos, arquivistas e demais funcionários da orquestras”, destacou o amazonense.

Projeto musical
Além de Carriel, foram selecionados a polonesa Marta Gardolinska, o venezuelano Enluis Montes Olivar e a russa Anna Rakitina – cada maestro passa um período individual em Los Angeles. "Cada um dos selecionados fica em Los Angeles por um período específico. As agendas são individuais. No meu caso, o programa foi organizado em três períodos. Meu primeiro período foi de 10 dias, em agosto de 2019, quando acompanhei as atividades da orquestra no Hollywood Bowl. O segundo período foram duas semanas em outubro de 2019, quando fui assistente em programas no Walt Disney Concert Hall”, afirma o maestro.

Agora, Carriel cumpre o terceiro período que será de 45 dias, do final de fevereiro até começo de abril, onde irá cumprir uma agenda de apresentações.

Apresentações

Na apresentação desta terça-feira (10), o projeto "Symphonies for Schools" também vai contar com dois atores que uma história sobre como a música pode transformar a vida das pessoas, conectando cada uma das obras que serão apresentadas. “Serão quatro sessões. Duas no dia 10 e duas no dia 11", conta o maestro.

As sessões do concerto terão no programa trechos selecionados de “Martin Luther King”, de Ellington, “Global Warming”, de Michael Abels, “Banner”, de Jessie Montgomery, e a sinfonia No. 9 de Beethoven.

As apresentações fazem de Hilo Carriel ser primeiro brasileiro a ocupar o espaço de maestro assistente dentro do projeto, tanto na assistência quanto na regência. "A sensação reger essa orquestra é de realmente estar dando um grande passo, alcançar um espaço que parecia inalcançável há alguns anos. Espero no futuro compartilhar as experiências que estou tendo aqui e inspirar as futuras gerações a desenvolverem seu potencial ao máximo. O ensaio foi muito produtivo e estamos bem preparados para entregar ao público um excelente espetáculo", destaca.

Além das apresentações de hoje e amanhã, Carriel estará nos concertos “Piatigorsky Festival Orchestra”, no Bovard Auditorium, dia 15 de março, no “Piatigorsky Mass Cello Ensemble”, no Walt Disney Concert Hall, em 22 de março, no “Pasadena Youth Concert”, em 25 de março e nos dias 4 e 11 de abril no “Toyota Symphonies for Youth”, também no Walt Disney Concert Hall.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.