Publicidade
Manaus
Segundo pesquisa

Mais da metade dos turistas que visitam Manaus retornariam à cidade, diz pesquisa

Visitantes apontaram os esportes de aventuras, a fauna e flora, os rios e cachoeiras, a arquitetura e o folclore como principais motivos para vir à capital 03/11/2016 às 17:20
Show 904734
A pesquisa foi divulgada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Foto: Euzivaldo Queiroz)
Vinicius Leal Manaus (AM)

Mais da metade dos turistas que visitaram Manaus retornariam à cidade, conforme pesquisa divulgada hoje (3) pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM), referente ao mês de setembro. De acordo com o estudo, 61,6% dos turistas brasileiros voltariam a Manaus e 51,7% dos estrangeiros também retornariam à capital do Amazonas.

Intitulada “Comportamento do Turismo na Região Metropolitana de Manaus”, a pesquisa tem o objetivo de traçar o perfil do turista que visita a região, e ao mesmo tempo, conhecer as opiniões dos visitantes e dos agentes do setor sobre os serviços prestados. Outra proposta é permitir que o mercado local de turismo conheça os clientes e formulem estratégias de negócios.

Atrativos

Conforme a pesquisa, entre os principais atrativos de Manaus que motivaram as visitas dos turistas estão, para os estrangeiros, os esportes e aventuras (65,4%), seguidos da arquitetura (46,2%), fauna e flora (46,2%), rios e cachoeiras (30,8%), folclore (30,8%) e trilhas na selva (23,1%). Já entre os turistas brasileiros a fauna e flora (38,4%) e folclore (29,1%) foram às principais opções relatadas.

Satisfação

Na análise do grau de satisfação do turista nacional que visita Manaus, foram observados que os cinco itens com maior nível foram a gastronomia (94,9%), o aeroporto (94,5%), a hospitalidade manauara (87,3%), o serviço de taxi (70,6%) e a hospedagem 67,0%). Em relação ao turista estrangeiro, os atrativos naturais e culturais, sinalização turística, informações turísticas, hospedagem, guias, monitores e hospitalidade manauara, foram os mais citados, com percentual de 96,5%.

Insastifação

Por outro lado, transporte público (24,2%), limpeza pública (24,1%), asfaltamento (20,7%), serviço de taxi (20,7%) e segurança pública (17,2%), foram os serviços que geraram a maior insatisfação dos turistas estrangeiros. Em relação ao turista nacional, o destaque negativo ficou para o transporte público (70,3%), limpeza pública (69,5%), segurança pública (65,4%), telecomunicações (65,4%) e asfaltamento (60,7%).

Problemas

Na pesquisa também foram entrevistados os gerentes e empresários do setor, que relataram quais são as maiores dificuldades enfrentadas para alavancar o turismo em Manaus. Entre os principais problemas estão a falta de infraestrutura, ausência de eventos culturais e empresariais, a divulgação do município para o Brasil e o exterior, a falta de incentivos fiscais e a infraestrutura aeroportuária.

Bom destino?

Quando indagados se recomendariam Manaus como local de turismo, a maioria dos turistas entrevistados de origem nacional respondeu que certamente recomendariam a cidade (65,1%), no entanto, a maioria dos turistas estrangeiros respondeu que provavelmente recomendariam Manaus como cidade turística (51,7%).

Gastos

A pesquisa do IFPEAM também levantou a média da quantidade de dinheiro que os turistas pretendem gastar em Manaus durante a estadia na cidade. Entre os turistas brasileiros, eles responderam entre R$ 601,00 a R$ 1.200,00, com percentual de 36,1%. Já em relação ao turista estrangeiro, a maioria disse pretender gastar menos de U$ 251,00, com percentual de 48,3%.

Tempo de estadia

Em relação ao tempo de hospedagem do turista em Manaus, os brasileiros responderam uma média de 12 dias, com no mínimo 4 e máximo de 30 dias. Em relação ao turista estrangeiro, a média foi 8 dias, com no mínimo 2 dias e máximo 40 dias. Em se tratando do Estado do Amazonas, a média dos brasileiros foi 12 dias e dos estrangeiros apenas 10 dias.

Indução

Ainda de acordo com a pesquisa, as agências de viagens foram as principais responsáveis pela indução dos turistas estrangeiros para visitar Manaus, com percentual de 84,6%. Já o motivo apontado pela maioria dos turistas brasileiros foi por meio de amigos e parentes, com índice de indução de 62,8%.

Outros destinos

Quando indagados sobre quais as outras cidades do Amazonas que pretendiam visitar fora Manaus, o município de Novo Airão – localizado a 15 quilômetros de Manaus em linha reta – foi a opção mais frequente citada por parte dos turistas de origem nacional (50%). Já a maioria dos turistas estrangeiros preferiu o município de Presidente Figueiredo (36%).

Outros itens

Entre outros itens levantados na pesquisa estão dados sócio-demográficos, como o gênero do visitante, a faixa etária, a escolaridade, profissão, renda, etc. Também constam no estudo a forma que os turistas se organizaram para chegar à cidade – se agências, pacotes de viagens ou por serviços avulsos, o meio de transporte – se aéreo ou fluvial – e os tipos de ocupação e hospedagem – hotéis, pousadas, casas de amigos.

Publicidade
Publicidade