Domingo, 19 de Janeiro de 2020
TEMPORADA DE CRUZEIROS

Mais de 1,1 mil turistas desembarcam em Manaus para virada do ano

Este é o quarto navio da temporada 2019/2020 a atracar na capital. Mais 20 mil pessoas em 16 navios devem passar pela cidade



foto_junio_matos_17CD3F81-5569-41AD-8D8A-712BB43AADD8.JPG Foto: Junio Matos
27/12/2019 às 07:19

Foi em meio aos turistas norte-americanos que a brasileira Rebeca Karniol, de 75 anos, e o marido desceram animados do cruzeiro M/S Seven Seas Mariner, que atracou, na manhã de ontem, no Porto de Manaus, no Centro da capital. A embarcação é o quarto navio da Temporada 2019/2020 a chegar na cidade desde o início da temporada, que começou em novembro, com a chegada do navio M/S Viking Sun.

Ela, natural de Belém do Pará, e ele, de Curitiba, no Paraná, estão entre as mais de 1,1 mil pessoas, entre cruzeiristas e tripulantes, que desembarcaram em terras amazonenses com o objetivo de dar continuidade ao roteiro turístico que iniciou a partir da Flórida, nos Estados Unidos (EUA), a bordo do M/S Seven Seas Mariner.



Apesar de paraense, ela mora desde os dois anos de idade em São Paulo e, após tantos anos distante da região Norte, teve finalmente a oportunidade de conhecer a Amazônia mais a fundo. “Essa é a quinquagésima vez que viajo de cruzeiro. Você vai passando de cidade em cidade e a sensação é maravilhosa. Dentro do navio tem tudo o que você pode desejar. Você conhece pessoas de várias nacionalidades e é desse jeito que conheço o mundo. Hoje (ontem), comemoro os meus 57 anos de casada em Manaus”, contou.

O cruzeiro, que trouxe em sua grande maioria turistas norte-americanos, é o quarto navio da Temporada 2019/2020 a atracar na capital. O trajeto começou dos EUA, passou pelo Caribe, percorreu o litoral brasileiro, passou pela comunidade ribeirinha Boca da Valéria, em Parintins, e atracou na capital amazonense, de onde seguirá para a sede de Parintins no dia 28 de dezembro.

 “A maioria deles fazem um city tour pela cidade. Há passeio pelas comunidades indígenas, e muitos deles vão em busca de outros tipos de passeios alternativos”, comentou a presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Roselene Medeiros, sobre as opções de passeios que fazem os gostos dos viajantes.

Mais 20 mil pessoas em 16 navios devem passar por Manaus durante a temporada de cruzeiros 2019/2020, o que representa um aumento de 15,47% no número de turistas, em comparação com a temporada passada. Neste período, desembarcarão em Manaus e em Parintins um total de 20.550 visitantes, entre passageiros e tripulantes. No período 2018/2019, durante a passagem de 15 transatlânticos, 17.797 turistas estiveram nas terras amazonenses.

Para Roselene Medeiros, o quantitativo é expressivo, tendo em vista que a média de gasto por turista é de 77 dólares no momento em ele desembarca em terra firme. “Nós tivemos um aumento de 15% no número de turistas de cruzeiros nesta temporada, apesar de ser o mesmo número de navios da temporada passada, são navios maiores com mais turistas e por isso esse aumento. Nesse seguimento de cruzeiros e a gente só tem a comemorar”, afirmou.

O próximo navio de cruzeiro a aportar na capital amazonense será o Viking Sea, no dia 31 de dezembro, às 12h, com 1,3 mil turistas. “Esse navio é exclusivamente de americanos, mas a gente tem navio de australiano, ingleses e vêm pessoas de todas as nacionalidades. É muito legal porque nós vemos em nosso receptivo que eles param, tiram fotos e, normalmente, a gente conversa com alguns e é unânime, eles dizerem que não querem morrer antes de conhecer a Amazônia”, destacou ainda Roselene Medeiros.

Injeção de R$ 7 mi

Segundo a presidente da Amazonastur, Roselene Medeiros, com a chegada do quarto navio desta temporada, a economia do Amazonas está sendo movimentada na área do turismo. “Eles já passaram por Parintins e visitarão a Serra da Valéria. Até o final desta temporada, serão injetados mais de R$ 7 milhões na economia amazonense, que ajuda a aumentar a cadeia produtiva da área”.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.