Sábado, 25 de Maio de 2019
ELEVAÇÃO DO AMAZONAS

Mais de 10 mil estudantes de todas as redes participam de desfile cívico no Sambódromo

Pela primeira vez, escolas de outros municípios participaram dos desfiles escolares. Durante a apresentação, alunos realizaram protesto cobrando investimentos em fanfarras e manutenção de instrumentos



desfile7.jpg
Desfile reuniu milhares de estudantes no sambódromo (Foto: Euzivaldo Queiroz)
05/09/2016 às 21:53

Aproximadamente 8 mil pessoas compareceram nesta segunda-feira (5) ao Centro de Convenções (Sambódromo) para prestigiar o desfile cívico, e mais de 10 mil alunos das redes estaduais, municipais e particulares participaram do evento em comemoração ao dia em que o Amazonas foi elevado à categoria de Província.

De acordo com o governador em exercício, desembargador Flávio Pascarelli, os desfiles em comemoração da Semana da Pátria preservam o patriotismo. “Esse é um momento que deve ser sempre comemorado e os desfiles reforçam cada vez mais o sentimento de civilidade, tanto da juventude quanto da população em geral”, destacou.

Um dos momentos mais marcante do desfile escolar foi a entrada do Colégio da Polícia Militar de Manaus de Petropólis (CMPM I), que levou para a “avenida do samba” o tema: Educação Indígena, com a participação de alunos vestindo indumentárias de tribos amazônicas, um minicarro alegórico e uma peça formava o mapa do Amazonas.

Para o secretário de Educação Estadual (Seduc), Algemiro Ferreira, mesmo com a crise, as escolas se superaram e apresentaram um excelente desfile. “Muito foi o trabalho para realizarmos esse desfile, mesmo com a crise, com dificuldades, conseguimos realizar o desfile. Tivemos que cortar ônibus, escolas, e bandas e fanfarras também ficaram de fora”, ressaltou.

Pela primeira vez escolas estaduais de Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo e Rio Preto participaram dos desfiles escolares em Manaus.

Protesto

Durante a apresentação cerca de 50 alunos protestaram com faixas e cartazes pedindo mais apoio dos governantes com investimentos nas fanfarras, pagamento de instrutores e manutenção dos instrumentos musicais.

Batalha de Fanfarras

A escola campeã do “Batalha de Fanfarras”, promovido pelo Governo do Amazonas, foi a Benjamim Magalhães Brandão, na Compensa, que obteve mais de 2,5 mil compartilhamentos do vídeo que divulgava a fanfarra.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.