Terça-feira, 24 de Novembro de 2020
Motorista

Mais de 11 mil agendaram de forma presencial nova CNH no AM

O serviço pode ser feito de forma online



D84C8688-96CB-4CAD-8512-A738AEC28AAD_A66F70B3-44F1-43CD-A6B6-5B632847A14D.jpeg Imagem - Divulgação Detran
09/10/2020 às 15:47

No retorno das atividades do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) foi criada uma nova modalidade de atendimento para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Chamado de “renovação simplificada”, nessa modalidade o usuário não precisa fazer agendamento para atendimento presencial. Ele precisa apenas pagar a taxa da clínica médica, fazer o exame e depois pegar o novo documento. 

Apresar disso, no mês de junho, 2.334 pessoas solicitaram o serviço de Renovação da CNH de forma presencial em Manaus. Já em agosto o número mais que dobrou, 5.577 pessoas solicitaram o serviço e em setembro, 5.435.



O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá Barbosa explica que muitas pessoas estão procurando o órgão para fazer o serviço mesmo que não haja necessidade. “Infelizmente, ainda estão agendando para renovar sua CNH mesmo estando elegíveis para realizar a renovação simplificada.” 

Mesmo que o atendimento siga respeitando o protocolo das medidas de segurança do Covid-19, com os agendamentos reduzidos para evitar aglomeração o diretor-presidente informa que é necessario evitar aglomerações, principalmente quando o serviço pode ser online “Muito importante reforçar que a renovação presencial, nesse período que a pandemia do novo coronavírus ainda se faz presente, só é necessária para as pessoas que renovaram há seis anos ou mais, ou caso queiram atualizar a fotografia da CNH”, explica Rodrigo.

Nessa quinta-feira o Amazonas registrou mais 875 novos casos da covid-19, de acordo com o boletim da Fundacao de Vigilancia sanitaria do Amazonas (FVS-AM), mais três óbitos foram registrados, elevando para 4.215 mortes no estado e 145.367 casos da doença do estado. 

Como fazer a renovação simplificada

 Acesse o site do Detran-AM (clicando aqui) no botão “Pessoa Física”. Caso o usuário não tenha cadastro é necessário fazê-lo e, em seguida, associar o Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação) presente na CNH.

Depois disso, basta acessar a opção “Serviços de Habilitação” e depois escolher a opção “Renovação de CNH”. Em seguida será gerado a taxa para pagamento, onde já consta o número de contato da clínica médica escolhida automaticamente pelo sistema de regulação do Detran-AM. Basta o condutor ligar e agendar. Após três dias úteis da realização do exame na clínica médica, a CNH já estará disponível para retirada física ou digital.

Habilitações vencidas

Todas as CNHs vencidas a partir do dia 19 de fevereiro, mesmo que não tenham sido renovadas ainda, são consideradas válidas. Isso porque o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) interrompeu os prazos para a renovação do documento por conta da Covid-19.

Caso o condutor seja parado em alguma blitz e sua CNH esteja vencida dentro desse período, o agente de trânsito não poderá autuá-lo. Isso vale enquanto estiver vigorando as disposições da Deliberação 185, referendada pela Resolução 782.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.