Quarta-feira, 24 de Julho de 2019
DOCUMENTOS

Mais de 12 mil documentos já foram resgatados pelo projeto 'Perdidos e Achados'

De acordo com o responsável pelo projeto, Joel Silva, uma média de 120 documentos chega à Ouvidoria todos os meses, através de seus postos de coleta



365be6b3-32bc-4f9f-b286-eeb8e655d919.jpg Atualmente, 725 documentos perdidos estão sob a guarda do órgão do Estado (Foto: Divulgação)
24/05/2016 às 17:17

Em menos de quatro anos, mais de 12 mil documentos de identificação perdidos pela população já foram recuperados pelo projeto “Documentos Perdidos e Achados”, criado pelo Governo do Amazonas e coordenado pela Ouvidoria Geral do Estado.

De acordo com o responsável pelo projeto, Joel Silva, uma média de 120 documentos chega à Ouvidoria todos os meses, através de seus postos de coleta. Atualmente, 725 documentos perdidos estão sob a guarda do órgão do Estado.

“Um dos objetivos da iniciativa é a minimização dos gastos do Estado com a emissão de segunda via de documentos. Em média, o Estado emite oito mil carteiras de identidade por mês, somente 1ª via, e três mil em segunda via”.

O projeto conta com a parceria do Tribunal de Justiça do Amazonas; Polícia Civil; Empresa de Processamento de Dados (Prodam); Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM); Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Seas).

Como funciona

O cidadão que encontrar um documento (RG, CPF, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Reservista, etc.) poderá entregá-lo em qualquer uma das unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) sem precisar se identificar.

Quando o documento é entregue em uma das unidades do PAC, um cadastro é disponibilizado no site da Ouvidoria Geral (ouvidoria.am.gov.br) para consulta, pelo período de 60 dias. A busca deve ser feita pelo nome do titular do documento. A consulta também pode ser feita por meio do Disk Cidadão, no número de telefone 0800 286 2300.

Caso não seja resgatado no período de 60 dias, o documento será devolvido ao órgão expedidor, explica Joel. “Quando esse documento perdido é entregue para cadastro no PAC, automaticamente a Ouvidoria envia um pedido de bloqueio ao órgão expedidor do mesmo, evitando risco de falsificação”, disse.

Resgate

Ao localizar o documento ou pelo site ou pelo Disk Cidadão, o titular deverá comparecer a uma das unidades informadas ou identificadas no site, onde preencherá um formulário e fará a retirada.

Locais: 

Posto de Ouvidoria no PAC São José

End: Av. Cosme Ferreira, 4605- Uai Shopping  Bairro São José I

Posto de Ouvidoria no PAC Compensa

End: Av. Brasil, n°1325- Compensa I

Posto de Ouvidoria no PAC Galeria

End: Rua Miranda Leão, nº 327 – Centro

Posto de Ouvidoria no PAC Sumaúma

End: Av. Noel Nutels, nº1762 – Cidade Nova I

Posto de Ouvidoria no PAC Alvorada

End: Av. Desembargador João Machado, n°4.922 – Planalto/Alvorada

Posto de Ouvidoria no PAC Educandos

End:Av. Beira Mar, sem número – Educandos

Posto de Ouvidoria no PAC Leste

End: Av. Autaz Mirim, nº 288 - Tancredo Neves

Posto de Ouvidoria no PAC ViaNorte

End: Av. Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, nº 3.760 – Nova Cidade

Posto de Ouvidoria no PAC 10 MALL

End: Rua Lindon Johnson, nº 55 – Parque Dez

*Com informações da assessoria de imprensa

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.