Publicidade
Manaus
Manaus

Mais de 180 mil amazonenses buscam uma vaga na universidade no Enem 2014

Com o resultado do Enem 2014, que será divulgado no fim de dezembro ou início de janeiro, os participantes terão a oportunidade de escolher em qual programa utilizarão a nota 07/11/2014 às 21:27
Show 1
A nota do exame pode ser usada nos programas Sisu, ProUni, Fies, Sisutec e Ciência sem Fronteiras
Jéssica Vasconcelos Manaus (AM)

Durante dois dias, 8,7 milhões de estudantes de todo o Brasil terão a oportunidade de dar um passo importantíssimo em busca do sonho da formação superior. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece neste final de semana, permite que os alunos utilizem a nota para ingressar em universidades públicas e particulares de todo o País. 

O estudante do 3° ano do ensino médio João Bosco Gomes Lima, 18, vive a expectativa de realizar o exame pela primeira vez e realizar o sonho de ser educador físico. O estudante conta que o ano não foi fácil, pois além de dedicar tempo para os estudos, foi preciso trabalhar. “Comecei a trabalhar durante a manhã, estudar à tarde e, à noite, fazer os trabalhos da escola e encontrar tempo para me preparar para o Enem e outros vestibulares que estão chegando”, disse o estudante.

Para chegar preparado nos dois dias de prova, João diz que estudou muito e seguiu as orientações dos professores. “Os professores falam que a prova do Enem exige principalmente leitura e interpretação e, por isso, tentei me atualizar sobre os acontecimentos do mundo o máximo possível”,explicou João.A concentração também é algo que João tem tentado trabalhar para chegar na prova bem. “Não posso deixar que nada me atrapalhe porque são muitas questões para poucas horas de prova”, disse. O estudante lembra que essa é só a primeira tentativa e que pretende continuar tentando mesmo que não consiga passar dessa vez.

Exemplo a seguir

Quem vê o estudante do 4° período de Odontologia Lucas de Paula Galvão, 22, entre os livros, não sabe o caminho difícil que foi necessário percorrer até conseguir entrar na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) pelo processo seletivo do Enem.

O estudante, que tinha o sonho de ser médico, mudou de curso e, na terceira tentativa, conseguiu realizar o sonho se tornar universitário por meio do exame. “Eu só ‘acordei’ para a preparação do Enem quando estava no segundo ano do ensino médio, portanto minha primeira dica para quem ainda está se preparando é começar o quanto antes, pois o Enem exige uma preparação não só de matemática, física e outras matérias, mas sim uma leitura do mundo”,explicou Lucas.

Para Lucas, a redação, que é o “bicho papão” para a maioria dos estudantes que vão tentar ingressar na universidade por meio do Enem, deve receber atenção especial na preparação. “Um texto bem escrito exige prática e isso só acontece quando o estudante exercita muito. Se todos praticarem, com certeza a nota da redação será boa”, garantiu.

Orientações

Os locais de prova do Enem 2014 ficarão abertos de meio dia às 13h, em todo o Brasil, seguindo o horário oficial de Brasília, portanto, em Manaus, os portões serão abertos às 10h e fechados às 11h. Nos dois dias de realização do exame será obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto.O participante deverá utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. No domingo, serão aplicadas questões das áreas de Matemática e suas Tecnologias; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. No segundo dia também haverá a aplicação da redação.

Opções

Com o resultado do Enem 2014, que será divulgado no fim de dezembro ou início de janeiro, os participantes terão a oportunidade de escolher onde usar a nota: Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) e Ciência sem Fronteiras.

Publicidade
Publicidade