Publicidade
Manaus
Manaus

Mais de 30 mil fiéis em louvor a Santa Nazaré

Católicos seguiram em procissão segurando a tradicional corda pela principais ruas do bairro Adrianópolis, na Zona Centro-Sul 14/10/2013 às 08:02
Show 1
A procissão de retorno da imagem da santa à igreja no bairro de Adrianópolis, Zona Centro-Sul, encerrou no final da manhã de domingo (13)
Ana Célia Ossame ---

Dona Lourdete Silva Pinto, 62, enfeitou a frente da casa nesse domingo (13), na avenida Duque de Caxias, para a passagem da procissão de Nossa Senhora de Nazaré, que saiu da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Praça 14, com os fiéis segurando a corda levada no dia anterior, sábado (12). Imagens de vários santos, sendo a principal a da santa a quem ela e toda a família cultua com devoção. Segurar a corda é o sinal de fé da dona Maria de Nazaré Rodrigues de Melo, 66, que descalça seguiu a procissão nos dois dias.

Mais de 30 mil pessoas, segundo os organizadores, seguiram no domingo (13) a procissão de retorno da imagem da santa à igreja situada na praça do mesmo nome, no bairro de Adrianópolis, Zona Centro-Sul. Durante a passagem na frente da casa de dona Lourdete, orações e bênçãos foram ministradas, assim como nas demais casas onde os fiéis esperavam a passagem do carro levando a imagem da santa. Segundo Lourdete, há mais de 50 anos ela repete o gesto de fazer um altar com as imagens de devoção para serem abençoadas na passagem da procissão.

CENTENÁRIO

Um dos mais antigos a fazer esse trajeto que começa no dia em que é comemorado o dia de Nossa Senhora de Nazaré, 12, era o seu Luiz Timóteo, 76. Há 60 participando da celebração religiosa, ele revelou ter feito uma pesquisa e descoberto que ontem foi a 99ª procissão e que no ano que vem será especial, pois será comemorado o centenário do ato de fé. “Espero ter força e saúde para fazer a caminhada”, disse ele, disposto a mostrar documentação provando sua tese do centenário. Morador do bairro, ele se alegra em poder participar da procissão e em ajudar a reforçar a fé de outros com o seu exemplo. “Não sou paraense, mas minha santa é Nossa Senhora de Nazaré”, assegurou.

Santa padroeira do Estado do Pará, a procissão de Nossa Senhora de Nazaré foi acompanhada por paraenses moradores de Manaus, como Getúlio Correa, 56, que vestido com a camisa do Clube do Remo, um dos times do futebol do seu estado de origem, seguia a procissão com uma vela acesa. A promessa era pela saúde de uma filha e a graça foi obtida. Outros distribuíam água aos fiéis também como promessa e outros que mesmo no asfalto quente, cumpriam a devoção de caminhar descalço todo o percurso da Praça 14 ao bairro de Adrianópolis. “Eu vou descalça o quanto eu aguento porque prometi assim fazer”, disse Maria de Nazaré Rodrigues de Melo, cujo nome foi dado em homenagem à santa.

Festejos do Círio continuam dia 26

A programação do Círio de Nazaré, em Manaus, retorna no sábado (19), com a procissão das Crianças e Jovens, às 16h. No mesmo dia, às 19h, também haverá a celebração de missa na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré.

No domingo (20), a missa dos Enfermos e Anciãos será celebrada às 8h, seguida pela celebração da missa dos Jovens e das Famílias, às 11h. Também serão celebradas missas às 18h e às 19h30.

No dia 26, será celebrada apenas uma missa, às 19h, na paróquia Nossa Senhora de Nazaré. A programação do Círio em Manaus, encerra no dia 27. Neste dia, as atividades iniciam às 8h, com a celebração de missa e às 11h será celebrada a missa dos Jovens e das Famílias.

A partir das 17h30, os fiéis católicos sairão em procissão pelas ruas do bairro Adrianópolis. Ao final, o arcebispo de Manaus, dom Sérgio Castriani, celebrará a missa de coroação de Nossa Senhora de Nazaré. Às 20h, a programação do Círio de Nazaré 2013, na capital amazonense, encerra com um tradicional arraial.

Em setembro de 2004, o Círio de Nazaré celebrado em Belém foi registrado como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Publicidade
Publicidade