Publicidade
Manaus
RETORNO

Mais de 453 mil alunos voltam às aulas nesta quarta (6) nas escolas públicas do AM

Com a volta às aulas na rede pública de ensino, hoje, tem fim a temporada de “calmaria” no trânsito de Manaus 06/02/2019 às 02:13
Show escolas 939facbe e031 49b2 9091 75f906208e80
Início do ano letivo 2019 marca o fim da ‘calmaria’ de início de ano. Foto: Divulgação
Karol Rocha Manaus (AM)

A partir de hoje, a rotina de “calmaria” de início de ano na cidade muda com a volta das aulas nas redes estadual e municipal de ensino. A expectativa é que o trânsito fique mais intenso por conta do deslocamento casa/escola/casa dos quase meio milhões de alunos, sem contar as escolas particulares e universidades que já iniciaram seus anos letivos.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) contabiliza, para o ano letivo 2019, 240 mil alunos matriculados nas 496 unidades de ensino. Já na rede estadual, exatos 213.261 alunos voltam às aulas nos 229 unidades da Secretaria do Estado de Educação (Seduc) na capital.

A mudança no trânsito requer atenção redobrada e até estratégias para driblar os congestionamentos. Com isso, condutores e passageiros do transporte coletivo já planejam sacrificar alguns minutos de sono para não chegarem atrasados ao trabalho.

“O fluxo do trânsito voltará a ficar mais pesado, mas é como em todos os anos. Então, a minha estratégia é voltar a sair mais cedo de casa, já sabendo que vou passar mais tempo no congestionamento para poder chegar no horário nos compromissos diários” disse o universitário João Figueiredo, 25.

“Quando entra o período de férias, a gente sempre comemora porque o trânsito flui melhor. Agora com a volta das aulas, vai complicar como sempre tem complicado, já que o número de veículos em Manaus cresce. A minha estratégia vai ser acordar mais cedo, aí não corro risco de chegar atrasado e também evito acidentes”, explicou o designer Vivaldo Alvarenga Lopes, 44.

Operação nas ruas

Para evitar transtornos, o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) ressaltou que agentes de trânsito executam diariamente a operação “Volta às Aulas” nos corredores de tráfego onde estão situadas escolas com grande movimentação de estudantes. “Os agentes contribuem com a travessia dos pedestres, coíbem estacionamento em fila dupla e sobre a calçada para dar mais fluidez ao tráfego nessas vias”, afirmou o diretor de Operações e Fiscalização do Manaustrans, Stanley Ventilari.

Além dos agentes nas ruas, o Manaustrans tem uma equipe de educadores de trânsito que fez um trabalho nas escolas públicas e privadas com o objetivo de repassar para as crianças informações sobre trânsito seguro, de forma lúdica. “Acreditamos que a educação é o caminho mais correto para alertar condutores sobre o respeito às leis de trânsito. Por isso, investimos nas crianças, pois acreditamos que elas são fortes aliadas para repassar aos adultos a mensagem de trânsito seguro”, disse Ventilari.

‘Start’ na rede municipal

Para as escolas municipais, a abertura do ano letivo 2019 aconteceu, ontem, com a inauguração da nova Creche Municipal Professor Elias Lima de Souza, localizada na rua Parintins, bairro Zumbi dos Palmares, zZona Leste de Manaus. Hoje, as aulas começaram em 17 creches municipais, 111 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), 367 escolas municipais e um Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Cemeja).

“São quase quinhentas escolas funcionando com carga total. Realizamos o concurso no ano passado com 400 vagas previstas e já chamamos 1.300 professores, ainda temos uma falta de professores que em algumas áreas as vagas não foram preenchidas, mas todas as turmas estarão funcionando normalmente. Temos metas arrojadas por escola, no ponto de vista da educação básica, temos conseguido dar conta do recado”, afirmou a secretária da Semed, Kátia Schweickardt.

Capital tem mais alunos da Seduc

Nas escolas administradas pela Seduc, 411.972 alunos estão matriculados nos 563 unidades estaduais de ensino em todo Amazonas. Destes, 213.261 estudam na capital, em 229 unidades, e no interior 198.711 alunos em 366 escolas.

Publicidade
Publicidade