Terça-feira, 23 de Julho de 2019
Manaus

Mais de 600 mil pessoas visitaram cemitérios em Manaus durante este domingo (2), Dia de Finados

Para garantir comodidade à população, a Prefeitura de Manaus criou um esquema especial de trânsito, transporte, limpeza pública e segurança



1.gif Comércio de flores e velas foi intenso durante o dia
02/11/2014 às 19:18

Os dez cemitérios existentes em Manaus receberam neste domingo (2) Dia de Finados, mais de 600 mil pessoas. Para garantir comodidade aos visitantes, a Prefeitura de Manaus criou um esquema especial de trânsito, transporte, limpeza pública e segurança.

Logo nas primeiras horas do dia, agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) iniciaram o trabalho de isolamento de ruas e desvio de rotas próximas aos cemitérios da área urbana da cidade.

Ao todo, a operação do Manaustrans destinou um efetivo de 200 agentes, que contaram com três caminhões guinchos, 24 viaturas e 40 motos.

“Nosso trabalho iniciou ainda de madrugada para que pudéssemos organizar tudo e manter o trânsito próximo aos cemitérios fluindo sem problemas. Nossa operação segue até às 23h deste domingo”, disse o coronel Raimundo Encarnação, diretor de operações do Manaustrans.

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) criou três linhas especiais, com um total de 35 ônibus, para atender as pessoas que foram ao cemitério Nossa Senhora Aparecida, o Parque Tarumã,  localizado na avenida do Turismo, o maior de Manaus com uma área de 101 hectares.

Para garantir que o sistema de transporte coletivo funcionasse sem problemas 30 fiscais do SMTU acompanharam a operação. Ao todo, o cemitério do Tarumã foi atendido por 150 ônibus, entre linhas regulares e extras.

Limpeza pública

A Semulsp colocou 200 agentes de limpeza durante o dia nos cemitérios e mais 300 para realizar a limpeza durante a noite.

Para auxiliar os garis, a Semulsp disponibilizou quatro caminhões coletores grandes e dois de pequeno porte para fazer a coleta nos cemitérios São João Batista, na Avenida Senador Álvaro Maia, e Cemitério Nossa Senhora Aparecida, no Tarumã, ambos com maior fluxos de visitantes.

“Distribuímos grandes lixeiras, que chamamos de gaiolas, pelos cemitérios e disponibilizamos os carros coletores. No São João Batista colocamos os carros pequenos e deixamos um caminhão pelo lado de fora. Os outros ficaram no cemitério do Tarumã”, explicou o subsecretário da Semulsp, José Rebouças.

Completaram o esquema de ação preparado pela prefeitura fiscais da Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab) e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros também prestaram apoio para a garantia da ordem nos espaços.  Os bombeiros, por exemplo, mantiveram a atenção redobrada para evitar focos de incêndios causados pelo grande número de velas.

Para quem foi homenagear os amigos e familiares falecidos, o momento foi de recordação. Délza Figueiredo foi visitar o túmulo do filho falecido há três meses e destacou a importância do respeito com a data. “Ainda uso o luto, não na roupa, mas dentro de mim, no coração. Hoje, meu dia será aqui até o fim da tarde em respeito a meu filho”, disse a mãe.

Comércio

Enquanto muitos visitam e prestam homenagem aos entes queridos, outros aproveitam a data para faturar um dinheiro extra. Exemplo é a comerciante Dina Dias, que levou toda a família para vender velas e flores. “Estou aqui desde às 4 da manhã de sexta-feira e já estou acabando de vender meus produtos. Vim com primo, meu tio e estamos todos felizes com as vendas”, disse a vendedora.

A capital amazonense possui dez cemitérios, sendo seis na área urbana e quatro na zona rural. Durante todo o dia foram realizadas missas nos cemitérios. Na área externa do Cemitério São João Batista, às 18h, acontece a tradicional missa campal, celebrada pelo arcebispo de Manaus,  Dom Sérgio Eduardo Castriani.

*Com informações da assessoria de imprensa

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.