Publicidade
Manaus
APRENDIZAGEM

Mais de 80 mil alunos da rede municipal realizam avaliação de desempenho

Segunda Avaliação do Desempenho do Estudante (ADE) é destinada aos alunos do 3º, 4º, 6º e 8º ano do ensino fundamental e mede grau de aprendizado. Segundo a Semed, terceira prova ocorrerá no dia 19 de outubro. 19/07/2016 às 15:26
Show ade
Prova foi destinada a alunos do ensino fundamental (Foto: Divulgação)
acrítica.com Manaus (AM)

Para avaliar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem na rede municipal, a prefeitura realizou nesta terça-feira (19) a segunda Avaliação do Desempenho do Estudante (ADE). Participaram das provas mais de 80 mil alunos que cursam o 3º, 4º, 6º e 8º anos do ensino fundamental, além da quarta fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do projeto itinerante de 6º e 8º ano.

Uma terceira avaliação será realizada no dia 19 de outubro. Segundo a chefe da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Núbia Breves, a medida também mede o grau de aprendizado dos alunos, aponta os déficits das escolas e auxilia na elaboração de intervenções nas unidades de ensino.

“Essa avaliação serve para que a secretaria visualize como está o panorama da rede e faça as intervenções necessárias junto às escolas, criando ações efetivas para mudarmos os resultados que se apresentarem negativos”, explicou Núbia, lembrando que a ADE acontece desde 2014.

Na Escola Municipal Vicente de Paula, na Japiinlândia, 700 alunos de 6º e 8º ano e da EJA fizeram a prova. Para a diretora, Maria Santana Cunha, conhecer o real nível de aprendizado dos alunos é importante para gerenciar as ações pedagógicas da escola. Segundo ela, na unidade de ensino, o foco do momento está sendo a Matemática.

“Por meio dessa avaliação, nós podemos medir o conhecimento do aluno e a partir dos resultados podemos criar novos mecanismos de ajuda, para poder melhorar o rendimento escolar e até mesmo o IDEB. Nós estamos trabalhando reforço na disciplina de matemática porque é a disciplina que precisamos melhorar os resultados”, disse.

As questões que compõem a Avaliação do Desempenho do Estudante foram elaboradas e revisadas por uma equipe da DAM, que levou em consideração os conteúdos previstos no currículo escolar. As perguntas são de Língua Portuguesa e Matemática e, para alunos do 8º ano, também há questões de Ciências.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade