Publicidade
Manaus
Manaus

Mais de 90% dos ciclistas de Manaus trafegam na Zona Centro-Sul da capital

De acordo com o diretor-presidente do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Roberto Moita, o objetivo da Prefeitura é construir 20 km de ciclovias em cada ano da sua administração, conforme promessa de campanha. Para isso, a prefeitura recebeu hoje o resultado de uma pesquisa realizada pelo Pedala Manaus 11/03/2013 às 12:33
Show 1
De acordo com o diretor-presidente do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Roberto Moita, o objetivo da Prefeitura é construir 20 km de ciclovias em cada ano da sua administração, conforme promessa de campanha
acritica.com* Manaus

O resultado final da Pesquisa Origem-Destino, realizada pelo grupo Pedala Manaus, foi apresentado aos representantes do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) e Manaustrans na manhã desta segunda-feira (11).

A pesquisa visa contribuir para a elaboração do plano de mobilidade cicloviária de Manaus e constatou que a Zona Centro-Sul é a área que mais concentra ciclistas  na cidade. Um número, que representa mais de 90% dos usuários de bicicletas.

No estudo, foi constatado que esses usuários utilizam o meio de transporte principalmente para se deslocara para seus ambientes de trabalho. Somente no fim de semana que a demanda muda e é direcionada para o lazer.

Surpreendeu

Mesmo figurando como a zona da cidade que mais concentra habitantes, a Zona Norte de Manaus ganhou o título de lugar onde menos se utiliza a bicicleta como meio de transporte. Os motivos levantados pela pesquisa são a grande quantidade de veículos (por conta das vias mais largas), a falta de respeito dos motoristas e o os longos percursos.

O levantamento também observou que os homens são os que mais usam o sistema. Entretanto, as mulheres são um número crescente.

Promessa

De acordo com o diretor-presidente do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Roberto Moita, o objetivo da Prefeitura é construir 20 km de ciclovias em cada ano da sua administração, conforme promessa de campanha.

Educação

Para que as ciclofaixas e ciclovias sejam construídas e liberadas os órgão ligados a Prefeitura de Manaus pretendem elaborar campanhas de educação voltadas tantos para os ciclistas, quanto para os motoristas. “Antes de tudo teremos que educar a população”, afirmou o diretor-presidente do Implurb.

*Colaborou o jornalista Florêncio Mesquita

Publicidade
Publicidade