Publicidade
Manaus
AUTUADO

Mais de 90kg de bacalhau são apreendidos em visita do Procon a supermercado

Carga estava em condições inadequadas de conservação. Outros 32 itens foram apreendidos por apresentarem avarias, não apresentarem data de validade ou vencidos 09/05/2018 às 17:21 - Atualizado em 10/05/2018 às 09:45
Show sem t tulo
(Divulgação/Procon)
acritica.com Manaus (AM)

A fiscalização do Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM) autuou nesta quarta-feira (9), em Manaus, um supermercado atacadista de grande porte na avenida Autaz Mirim, bairro Zumbi dos Palmares,Zona Leste da capial, por vender produtos inadequados ao consumo. 

No ato da ação fiscalizatória, as equipes encontraram mais de 30 kg de bacalhau do porto e quase 60 kg de bacalhau do tipo saith em condições inadequadas de conservação e com várias etiquetas de pesagens, impossibilitando a identificação da validade real do produto. Além disso, outros 32 itens foram apreendidos por apresentarem avarias, não apresentarem data de validade ou vencidos, sendo impróprios para o consumo. 

Segundo o fiscal do Procon-AM, Matheus Bustos, “foi preciso acionar a Delegacia Especializada em Proteção ao Consumidor (Decon), para apuração das irregularidades e acompanhamento da operação”, afirmou. 

Todos os produtos apreendidos foram retirados da área de comercialização e foram inutilizados. O bacalhau foi colocadas à disposição do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa), por se tratar de situação que envolve risco à saúde pública. 

Denúncias

As vistorias são realizadas na Capital e no interior do Estado. Para denúncias, o Procon Amazonas disponibiliza o telefones 0800 092 1512.

Supermercado

Em nota, a rede de supermercado informou que o episódio foi pontual e que não condiz com as práticas de segurança alimentar, e que prontamente acatou as recomendações do Procon e reforçou os procedimentos internos, que seguem a legislação vigente.

Publicidade
Publicidade