Publicidade
Manaus
MEIO AMBIENTE

Mudas são plantadas no Corredor Mindu para requalificação das margens do igarapé

Ato em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente marca início do processo de requalificação ambiental das margens do igarapé 05/06/2017 às 10:24 - Atualizado em 05/06/2017 às 11:16
Silane Souza Manaus (AM)

O Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta segunda-feira (05), é comemorado pela Prefeitura de Manaus com o plantio de 1 mil mudas, arbóreas e frutíferas, no Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu. A ação também marca o início do processo de requalificação ambiental das margens do igarapé, no trecho entre os bairros Novo Aleixo e São José.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente (Semmas), Antônio Nelson, a ação coletiva com apoio da comunidade faz parte do Programa Arboriza Manaus, lançado no ano passado. "Estamos plantando arbóreas e frutíferas e com isso começamos o trabalho de reflorestamento das margens do Corredor do Mindu", afirmou.

O secretário destacou que diariamente há plantios de mudas em Manaus e desde o lançamento do Programa Arboriza mais, em 2016, mais de 18,5 mil árvores foram plantadas na cidade. A meta é atingir 25 mil até o fim deste ano. "Com certeza vamos ultrapassar esse número", garantiu destacando que a Semmas tem cinco pontos de distribuição de mudas.

Para a estudante Danielle Bernardes, 14, é gratificante poder contribuir com a plantação de árvores em Manaus. "Estamos ajudando a nova geração porque essas árvores vão servir para que as pessoas respirem melhor já que nossa cidade é tão quente. E também vamos poder contar para os nossos filhos que ajudamos a fazer o plantio no Corredor do Mindu", apontou.

A ação começou por volta de 8h30 e conta com a participação de diversos orgãos municipais, instituições de ensino privadas, organizações sociais e Ministério Público Federal (MPF-AM). A meta é recuperação da área de preservação permanente (APP) do corredor do Mindu que, de acordo com o secretário Antônio Nelson, sofreu bastante degradação ao longo do tempo com as invasões.

Publicidade
Publicidade