Sexta-feira, 24 de Maio de 2019
FÉ E DEVOÇÃO

Mais de seis mil fiéis acompanham a procissão da Via Sacra em Manaus

Programação da Semana Santa encerra no Domingo de Páscoa (21), com missa às 7h30, 10h e 18h na Catedral de Manaus



19/04/2019 às 11:27

O sol quente desta Sexta-Feira da Paixão não impediu que aproximadamente 6 mil fiéis participassem da tradicional Via Sacra, que saiu da Catedral Metropolitana de Manaus –  Nossa Senhora da Conceição, no Centro, até o Santuário de Fátima, no bairro Praça 14, na Zona Centro-Sul de Manaus.

Durante o percurso, de quatro quilômetros, várias paradas foram realizadas para a encenação dos pontos cruciais do sofrimento de Jesus Cristo até o Caminho do Calvário, onde seria crucificado e morto.

Muitos fiéis chegaram a se emocionar com as cenas. Outros aproveitaram para agradecer as graças alcançadas ou fazer pedidos. Para driblar o forte calor, usaram sombrinhas, beberam muita água e se deliciaram com picolés.

Devoção

A cada parada, ao todo são 15, os fiéis pediam em oração por causas coletivas, como maior atenção pelos que não tem moradia, pelos desfavorecidos e pelo respeito aos direitos da pessoa humana. Mas não faltou quem pedisse por questões próprias. Maria José Tavares, 62, aproveitou para pedir proteção para uma filha que de acordo com ela mora no exterior, muito longe da família. “O meu pedido é para que Deus a proteja onde ela estiver e lhe dê muita saúde”, disse.

Na sétima estação, ainda na avenida Sete de Setembro, a psicóloga Alexandra Paiva, 44, junto com a família aguardava a parada em frente de sua casa. Ela disse que mora no local há 40 anos e a mais de 20 anos a parada acontece ali. “Eu e a minha família nos sentimos muito abençoados por isso. Hoje nós pedimos por saúde para a nossa família”, disse.

Protegidos por sombrinhas e guarda-sóis, a multidão assistiu a encenação da Paixão de Cristo e, emocionados, alguns chegaram a chorar.  A dona de casa Maria Bentes, 72, foi uma das que não conseguiu segurar as lágrimas na 4ª Estação, na avenida Setembro de Setembro, onde Jesus se encontra com a sua mãe a Virgem Maria. “É um sofrimento muito grande para os dois”, disse a devota.

Programação continua

No período da tarde, às 15h, acontecerá a Celebração da Paixão, na Catedral. A programação continuará às 16h15 com a Meditação das Sete Dores de Nossa Senhora. Simultaneamente, às 16h, a procissão de Nosso Senhor Morto deixará o Santuário de Fátima e seguirá para a Catedral, onde deverá chegar às 17h30, encerrando as celebrações da Sexta-Feira da Paixão de Cristo.

A programação da Semana Santa continua no Sábado Santo, (20), quando a Catedral estará aberta para meditação pessoal. Das 17h30 às 18h40, terá um momento musical com cancioneiro popular e às 19h a Vigília Pascoal.

No Domingo de Páscoa (21), a Santa Missa acontecerá em três horários diferentes, às 7h30, 10h e 18h, respectivamente.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.