Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019
Manaus

Mais de uma tonelada e meia de produtos são apreendidos em supermercado de Manaus

Do total de produtos apreendidos, pelo menos 900 quilos eram perecíveis e estavam sendo comercializados fora prazo de validade 



1.jpg Blitz apreende mais de uma tonelada e meia de produtos impróprios no Mutirão
12/04/2013 às 16:24

Em blitz realizada pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC-Aleam), em parceria com a Delegacia do Consumidor (Decon) e o Departamento Municipal de Vigilância (DVisa), na manhã desta sexta-feira (12), apreendeu mais de uma tonelada e meia de produtos impróprios para consumo no supermercado DB do Mutirão, Zona Norte de Manaus.

Do total de produtos apreendidos, pelo menos 900 quilos eram perecíveis e estavam sendo comercializados fora prazo de validade — bacon, presunto, requeijão, frango, pão de queijo congelado, coração de frango, pizza congelada e manteiga. No caso do requeijão e do pão de queijo, fora a data de validade, os itens também apresentavam fungos. Além disso, 639 latas de coca-cola foram retiradas das gôndolas por estar com a data de validade vencida.



No setor de hortifruti, os fiscais encontraram entre os produtos em exposição legumes estragados, com a presença de fungos aparentes, e frutas contaminadas por larvas de inseto (tapuru). Em nota, o DVisa informou que os itens estavam completamente fora dos padrões para consumo humano, pois estavam estragados e com fungos visíveis a olho nu.

O departamento municipal lavrou um auto de infração ao supermercado, que ainda pode ser penalizado com uma multa, após análise do relatório de fiscalização.


A sequência de irregularidades foi confirmada pelos fiscais da CDC-Aleam que retiraram das prateleiras 31 cartelas de ovos estragados e com larvas de inseto (tapuru).

Todo o material apreendido foi inutilizado no próprio estabelecimento e será encaminhado ainda hoje para a lixeira municipal de Manaus. A direção do supermercado DB atendeu aos fiscais, mas preferiu não dar entrevista.

“O resultado da blitz é uma satisfação para a sociedade. Com a apreensão desses produtos, o DB foi autuado e ainda poderá ser multado pelo DVisa”, afirmou presidente da CDC-Aleam, deputado estadual Marcos Rotta (PMDB).

*Com informações de assessoria do deputado Marcos Rotta



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.