Segunda-feira, 06 de Abril de 2020
FOLGA

Manauaras vão folgar mais e trabalhar menos em 2020

Dos 12 feriados nacionais, 11 caem em dias de semana e dez podem ser enforcados com sábados e domingos. O número de feriados prolongados divide a opinião de empresários do comércio, serviços e indústria



mulheres-escola-trabalho_CFED8093-351F-48F7-974B-B92EE9734DDA.jpg Foto: Divulgação
06/01/2020 às 07:38

O ano novo chegou com mais feriados na semana que 2019 e a possibilidade de esticar os dias de folga. Dos 12 feriados nacionais, 11 caem em dias de semana e dez podem ser enforcados com sábados e domingos. Os manauaras vão contar ainda com mais quatro feriados, sendo dois em dia de semana. O número de feriados prolongados divide a opinião de empresários do comércio, serviços e indústria.

Diferente de 2019, o ano de 2020 apresenta mais feriados prolongados. Das comemorações nacionais presentes no calendário nacional, seis são ‘feriadões’. A segunda-feira e a terça-feira de carnaval que cairão nos dias 24 e 25 de fevereiro, respectivamente. A quarta-feira de cinzas, 26 de fevereiro, é ponto facultativo até às 14 horas. 



O feriado da Semana Santa que começa na sexta-feira santa, 10 de abril, e termina no domingo de páscoa, dia 12. O Dia do Trabalho (1º de Maio) cairá numa sexta-feira, assim como o Natal (25 de dezembro). Os amazonenses contam ainda com o Dia da Consciência Negra, feriado estadual, que será comemorado também em uma sexta-feira (20 de novembro).

Para quem não gosta das segundas-feiras, a boa notícia é que os feriados nacionais da Independência do Brasil (7 de setembro), de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e de finados (2 de novembro) cairão nesse dia da semana.

As exceções aos feriados colados ao fim de semana são 1º de janeiro (Confraternização Universal), caiu em uma quarta-feira; 21 de abril (Tiradentes), que será em uma terça-feira e o Corpus Christi (11 de junho), que sempre cai às quintas-feiras, 60 dias após a Páscoa.

A elevação do Amazonas à categoria de Província, dia 5 de setembro, e o aniversário de Manaus, 24 de outubro, cairão no sábado. O único feriado nacional no fim de semana será o da Proclamação da República (15 de novembro), no domingo. O feriado municipal de dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade de Manaus (8 de dezembro) cairá numa terça-feira.

Entre os pontos facultativos no serviço público federal está o Dia do Servidor Público que será numa quarta-feira (28 de outubro), a véspera de natal (24 de dezembro) e de ano novo após às 14 horas (31 de dezembro) que cairão em uma quinta-feira.

Com tanto feriado, há quem preveja perdas econômicas. Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus, Ralph Assayag, nos feriados que acontecem nas segundas e terças-feira as vendas reduzem em 20% e os que caem nas sextas-feira e sábados a queda é de 50% no faturamento mesmo com as lojas abrindo. “Nos preocupa o aumento de feriados dessa forma porque diminui a venda e reduz o quadro (de funcionários). Se diminuir os pontos facultativos vamos ter um pouco mais de equilíbrio. Vamos ter que se reinventar e pensar como promocional os dias que antecedem o feriado ou o dia do feriado para diminuir o impacto da queda das vendas”, declarou o empresário.

Outros setores de atividade econômica festejam como é o caso do turismo. A assessora de comunicação Maria Neves, de 22 anos, viaja para outros estados em feriados prolongados. “No carnaval e na semana da pátria. Depende de como o feriado vai cair e se for próximo ao fim de semana é melhor que já estico os dias de folga. Começo a colocar em prática esses planos com quatro meses de antecedência”, afirmou.

'Feriados oneram a folha de pagamento do ano' - Opinião

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amazonas (Abrasel), Fábio Cunha, disse que no  setor de serviços, em especial a alimentação fora do lar, os feriados  oneram a folha de pagamento. Ele afirmou que requer da classe empresarial planejamento orçamentário e também para escala de folgas dos trabalhadores. 

“Quando todo mundo está de férias ou no feriado somos o único setor que está trabalhando. Abrimos quase todos os dias do ano, com exceção do natal e ano novo, então precisamos programar a escala de folgas, que já é bastante onerosa por conta da gente não fechar o estabelecimento aos domingos, e também preparar o bolso porque tem que pagar hora extra 100% do domingo e de feriados que são a mais neste ano“, declarou o empresário que é proprietário da Cantina Ghiotto.

O presidente da Abrasel ponderou que os impactos dos feriados também são positivos. Ele disse que nessas datas cresce o fluxo de clientes nos bares e restaurantes e, consequentemente, as vendas. “A movimentação melhora em relação aos outros dias, mas depende do perfil do restaurante. Estabelecimento que atende o público de uma área comercial não é bom porque vai ter que fechar no feriado. Já restaurantes que atendem um público mais festivo, por exemplo, de happy hour e pizzaria, é bom e melhora o movimento”, disse.

Oportunidades para o setor de turismo -  Comentário - Juliene Freitas  proprietária da agência de viagens Passagens Programadas 

Em comparação ao ano de 2018, prospectamos um crescimento de 40% nas vendas por conta de ter neste ano feriados a mais e ser também um ano bissexto, com um dia a mais em fevereiro. Logo, as pessoas tendem a aumentar os dias aproveitando o carnaval.

Os feriados de 2020 para o setor de turismo são uma grande oportunidade para negócios porque temos uma procura por passagens aéreas bem alta. Em janeiro, apesar de não ter feriados, as cidades mais buscadas são Rio de Janeiro e Recife.

Estamos nos preparando para atender essa demanda iniciando pelos feriados nacionais e locais. Nove feriados neste ano caíram entre segunda e sexta-feira e tendem a ter dias facultativos e vai ter uma grande demanda de pessoas buscando lazer e, principalmente, passagens aéreas para curtir com a família. No carnaval, Salvador, Rio de Janeiro e Recife são os destinos com procura muito grande e que se mantém na preferência da população ao longo dos anos por ter dias seguidos de festas. 

No segundo semestre o destaque é para o feriado da semana da pátria, no estado temos os feriados de  5 e 7 de setembro, que é bastante aproveitado pelos manauaras. Fortaleza lidera o ranking de procura por passagens, nesse período e em todo o segundo semestre, devido a logística por ser o destino no Nordeste mais próximo de Manaus com voos de menor duração. 

Nelson Azevedo Economista e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas - Blog

Sempre procuramos nos adaptar aos feriados. Estamos numa expectativa de que esse ano de 2020 seja o ano da retomada econômica do País em todos os sentidos. As empresas já estão se programando para que os feriados não tenham um impacto negativo na produção até mesmo para atender as demandas de consumo que tem se apresentado muito bem.

No dia 6 (hoje), a grande maioria das empresas do Distrito Industrial está retomando as atividades, após férias coletivas, e já estamos nos programando para buscar eficiência e produtividade no sentido de compensar, provável, paralisação em decorrência dos próximos feriados. Nos preocupa, mas não chega ao ponto de vir a comprometer o desempenho das empresas.

As empresas absorvem da seguinte forma: procuram fazer um calendário para ter o máximo de aproveitamento com planos e programas adiantando a produção quando for possível e às vezes também esticam o horário, em regime de horas extra. Por exemplo, prolonga a produção até às 19h em todos os dias de uma semana. Embora tenha um custo maior para empresa, de qualquer forma atende na produção. Não somos contra os feriados. De qualquer forma a gente se adapta a eles porque têm impactos positivos em outros setores econômicos”.
 

News larissa 123 1d992ea1 3253 4ef8 b843 c32f62573432
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.