Quarta-feira, 14 de Abril de 2021
CONSÓRCIO DE VACINAS

Manaus adere ao consórcio de vacinas e PL deve ser encaminhada ainda nesta semana

Ideia dos municípios é comprar as doses de vacina diretamente dos laboratórios fabricantes. Projeto de Lei deve ser enviado até sexta-feira para apreciação na Câmara Municipal de Manaus



show_WhatsApp_Image_2021-01-20_at_02.49.29_E8BADCC0-B5D9-4CB8-A53F-69806A91293E.jpeg Foto: Reprodução/Internet
02/03/2021 às 11:51

Após assinar, nessa segunda-feira (1º), termo de compromisso que garante a participação de Manaus no consórcio para aquisição de vacinas contra Covid-19, durante reunião online com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o prefeito David Almeida disse que caberá à FNP a elaboração de uma minuta de lei, comum a todos os municípios participantes do consórcio de prefeitos, para serem aprovadas em todas as câmaras municipais. A minuta deverá ser entregue até dia 5 pela FNP, para ser distribuída a todos os prefeitos que participam do consórcio para compra de vacinas diretamente dos laboratórios. O documento deverá ser entregue então à Câmara Municipal de Manaus para apreciação dos vereadores.


Segundo David Almeida, método de compra será feito de forma comum a todos os municípios participantes. Foto: Divulgação.



“Esse é mais um esforço para nossa Manaus continuar vacinando, e assim, possibilitando que a nossa população muito em breve esteja imunizada. Temos recebido todo apoio do Ministério da Saúde, e ainda vamos reforçar com as novas doses, em breve”, comentou David Almeida destacando que a compra de vacinas não pretende competir com o Ministério da Saúde. “Mas sim agregar esforços para a vacinação da população, e conter a disseminação do novo Coronavírus”, ressaltou.

Vários vereadores de Manaus confirmaram para a reportagem de A CRÍTICA que, assim que a PL chegar à casa legislativa, irão apoiar e votar favorável à compra de vacinas para imunizar a maior parte da população de Manaus. Agora, a comunidade questiona: após a compra das vacinas, qual o esquema para vacinar a população?


Vereadores de Manaus garantem votação positiva ao PL. Foto: Divulgação.

“Não adianta comprar a vacina e continuar essa dúvida sobre os grupos prioritários, sobre que tem direito a ser imunizado primeiramente. Estou na faixa dos 50 anos, fiquei esperando a vacinação que anunciaram para a minha idade e nada. Todos queremos nos salvar do Coronavírus. Está certo que temos as prioridades como os idosos, os profissionais de saúde e aqui em Manaus já está adiantado. Mas, gerar essa expectativa em que já está assustado com a doença e depois não cumprir, aí é irresponsabilidade”, questionou o jornalista Sérgio Fonseca Jr.

Consórcio

Na manhã desta terça-feira, mais de 100 prefeitos de cidades brasileiras já aderiram ao consórcio para compra de vacinas contra a Covid-19. "Só ontem mais de 100 municípios aderiram. Fizemos uma conferência e tivemos mais de mil acessos na plataforma. Foi explicado o funcionamento: a prefeitura não vai desembolsar o valor. A FNP está fazendo toda estruturação jurídica desse consórcio. O prefeito precisa fazer a simples adesão. E o prazo para estarmos aptos a comprar vacina é 22 de março”. Vários prefeitos estão fazendo contato com farmacêuticas. Para o próximo mês esperamos que 10 vacinas estejam aprovadas no mundo”, disse o presidente da FNP, Jonas Donizette à reportagem da CNN Brasil.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.