Sábado, 24 de Julho de 2021
MARCA HISTÓRICA

Manaus alcança marca de 1 milhão de doses de vacina aplicadas

Marca foi alcançada na tarde deste sábado (19), quando mais de 25 mil doses foram aplicadas até o momento nos postos da capital amazonense



HUM_IA.25_5F433DB4-1400-4EAD-8FA1-9117FC4B61EC.JPG Foto: Iago Albuquerque
19/06/2021 às 16:29

Manaus alcançou na tarde deste sábado (19) a marca de 1 milhão de doses da vacina contra Covid-19 aplicadas. As doses estão divididas entre primeiras e segundas, no entanto, o número de primeiras doses ainda é bem maior (689.731) do que o total da segunda dose (310.268).

A marca foi alcançada no dia em que a Prefeitura de Manaus expandiu a vacinação para pessoas na faixa etária acima de 34 anos sem comorbidades. No momento em que o vacinômetro indicava a marca de um milhão de doses, também contabilizava 25.680 pessoas vacinadas somente no sábado (19).



Para alcançar a marca ainda neste sábado, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) montou estrutura para intensificação vacinal. Além dos sete pontos tradicionais, em operação desde o início da campanha, funcionaram, entre as 9h e 17h, outras 21 unidades que, juntas, têm capacidade para atender 50 mil pessoas. São três grandes pontos estratégicos, cinco escolas e 13 unidades de saúde distribuídas nas quatro zonas geográficas da cidade.
 
Para o atendimento, foram mobilizadas 335 equipes formadas por mais de 2 mil pessoas, entre vacinadores, registradores, triadores e apoiadores, que realizaram desde a recepção dos usuários, até a aplicação das doses. Além dos servidores da Semsa, a ação contou com a participação de membros de instituições parceiras, como Marinha, Exército e Aeronáutica.

"Essa campanha magnífica nos faz acreditar que dias melhores virão para a nossa cidade. Isso serve como combustível para todos nós continuarmos a trabalhar. Agora vou ficar aguardando a ligação do governador (Wilson Lima), para que a gente possa fazer uma nova campanha, um novo mutirão, já na próxima semana, para baixarmos ainda mais 10 anos e alcançar a faixa etária de 24 anos", afirmou o prefeito David Almeida.

Ao receber a vacina, a universitária Hellen Pereira, de 34 anos, simbolizou a milionésima dose aplicada na campanha. “Estou muito emocionada. Foi uma surpresa para mim. Agradeço a Deus e à prefeitura por nos proporcionar essa vacinação”, disse.

A responsável pela aplicação foi a técnica de enfermagem do Distrito de Saúde Sul, Sandra Mara Pereira, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). “Não poderia estar mais feliz por ver a população da minha cidade sendo imunizada. Essa, com certeza, será a dose mais importante que apliquei. Ficará na minha memória para sempre”, afirmou.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, acompanhou a intensificação desde a organização, orientando e incentivando as equipes em mais esse desafio. “Manaus atinge, hoje, essa marca histórica com o apoio incondicional do prefeito David Almeida, que não tem medido esforços para que a Semsa cumpra seu desafio e objetivos maior neste momento: vacinar todos os nossos irmãos manauaras no dia de hoje, com a histórica marca de mais de 1 milhão de doses aplicadas contra a Covid-19, entre primeira e segunda doses. E tudo isso com o envolvimento e dedicação de nossas equipes”, agradeceu.

Campanha em Manaus

A vacinação contra a Covid-19 em Manaus começou no dia 19 de janeiro. À medida em que recebia as doses, o município avançava no atendimento aos grupos elencados no planejamento do Ministério da Saúde. Para isso, a Semsa montou uma estratégia de forma a possibilitar a aplicação da vacina de forma segura, sem aglomerações. Mais uma vez foi usada a modalidade de drive-thru, além dos postos fixos, para pedestres.

- Locais de vacinação
 
Pontos tradicionais
- das 9 às 17h
 
Centro Cultural dos Povos da Amazônia (avenida Silves, 2.222- Crespo) Ponto para pedestre e drive thru
 
Universidade Paulista – Unip (avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro)
Ponto para pedestre e drive thru
 
Balneário do Sesc/AM (avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto)
Ponto para pedestre e drive thru
 
Estacionamento do supermercado Coema (avenida Torquato Tapajós, nº 5890, no Novo Israel, zona Norte)
Ponto para pedestre e drive thru
 
Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (rua Gandú, 119, Cidade Nova)
Somente ponto para pedestre
 
Clube do Trabalhador do Sesi/AM (avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1)
Ponto para pedestre e drive thru
 
Centro de Convenções de Manaus – Sambódromo (avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro)
Ponto para pedestre e drive thru
 
Outros pontos estratégicos - das 9 às 17h
 
Studio 5 Shopping e Convenções (avenida Rodrigo Otávio, 3555, Distrito Industrial I
Ponto para pedestre
 
Parque Municipal do Idoso (rua Rio Mar, 1324)
Nossa Senhora das Graças
Ponto para pedestre
 
Shopping Phelippe Daou (avenida Camapuã, 2939 - Cidade de Deus)
Ponto para pedestre
 
Unidades de saúde e escolas
Lista completa disponível nas redes sociais da Semsa ou diretamente pelo link bit.ly/vacinacovid18jun

 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.