Publicidade
Manaus
SANTA DO CÍRIO

Manaus também celebra Nossa Senhora de Nazaré durante todo o mês de outubro

Antes de levar a imagem de Nazaré para o Santuário de Fátima, hoje, devotos da padroeira dos paraenses participam da celebração da missa de abertura dos festejos, às 18h, na paróquia de Nazaré 07/10/2017 às 09:58 - Atualizado em 07/10/2017 às 10:09
Show c rio 123
Festividade da padroeira dos paraense tem início neste sábado com o translado da berlinda e imagem de Nossa Senhora. Foto: Márcio Silva - 09/10/2016
Isabelle Valois Manaus (AM)

Hoje se inicia mais um ciclo dos festejos da padroeira de Belém do Pará, Nossa Senhora de Nazaré. Em Manaus, a devoção da santa também é celebrada com uma programação que se estende por todo o mês de outubro. E como tradição, a partir das 19h deste sábado, fiéis irão levar a imagem da virgem da paróquia de Nazaré, localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, Adrianópolis, Zona Centro-Sul, até o Santuário de Fátima, na Praça 14 de Janeiro.

Os festejos deste ano têm como tema uma frase pronunciada pelo papa Francisco, durante passagem pelo Brasil em 2013, sobre a imagem de Nossa Senhora Aparecida, “Deus ofereceu ao Brasil a sua própria mãe”. Além do tema, o festejo aborda como lema: Com Maria caminhamos seguros ao encontro de Cristo.

Conforme o pároco de Nazaré, padre Daniel Curnis, este é um meio de fortalecer a fé e devoção a padroeira dos paraenses no ano em que a Igreja Católica do mundo inteiro vive o Ano Mariano. “Deus oferece para nós e para o Brasil a sua própria mãe como um privilégio para que possamos por meio de Maria encontrar Jesus. O objeto de nossa devoção não se destina só a mãe de Jesus, mas Maria como instrumento para encontrarmos aquilo que é o projeto registrado na bíblia, que é uma sociedade mais justa e mais fraterna, onde haja tudo aquilo que é bom e os instrumentos certos para seguirmos a vida”, explicou.

Programação

Antes de levar a imagem de Nazaré para o Santuário de Fátima, hoje, fiéis e devotos da padroeira dos paraenses participam da celebração da missa de abertura dos festejos a partir das 18h, presidida pelo arcebispo de Manaus, dom Sérgio Castriani. Os festejos continuam durante o domingo. A partir das 6h será celebrada a Santa Missa, seguida da tradicional procissão do Círio de Nazaré em Manaus. Com o retorno da imagem para paróquia, será realizada uma missa solene. Durante o domingo haverá as Missas da Festividade às 11h30, 18h e 19h30.

Nas próximas duas semanas, os paroquianos irão todos os dias celebrar a eucaristia (missa) e em seguida darão continuidade aos festejos de Nazaré realizando a novena do Círio nas residências de famílias que moram nos edifícios próximos da comunidade.

No dia 22 de outubro, ocorre a procissão do recírio pelas ruas de Adrianópolis, às 17h30, seguido da missa e por fim o arraial de confraternização.

Origem em Manaus

As primeiras procissões do Círio de Nazaré em Manaus ocorreram no ano de 1955, no segundo sábado de outubro, quando foi realizada a translado da imagem de Nazaré, partindo da Vila Municipal para Igreja de São Sebastião, ficando até o dia seguinte aguardando o momento maior, o Círio.

LEIA MAIS

Trânsito terá interdições temporárias durante Círio de Nazaré em Manaus

Publicidade
Publicidade