Terça-feira, 12 de Novembro de 2019
IMUNIZAÇÃO

Postos de saúde de Manaus têm estoque reduzido da vacina pentavalente

Segundo o Ministério da Saúde, o motivo da falta foi a reprovação da vacina pentavalente em testes de qualidade do INCQS



vacina1_BB7D0EF3-2DB0-440A-8B10-40ED40B8377A.JPG Foto: Divulgação
01/10/2019 às 18:16

Manaus está com estoque reduzido da vacina pentavalente nos postos de saúde. Destinada a bebês a partir de dois até seis meses de idade, a pentavalente previne contra cinco tipos de doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo B. O Ministério da Saúde (MS) informou que as doses da vacina estão com abastecimento parcialmente interrompido no país desde julho. A expectativa é que, até novembro, o abastecimento seja normalizado.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Marinélia Ferreira, no momento a vacina está com o estoque reduzido no sistema de saúde. “Àqueles que procurarem a vacina pentavalente nas salas de vacinação, a recomendação é que haja um reagendamento para a data mais próxima que chegar as doses nas unidades. Essas vacinas são adquiridas pelo Ministério da Saúde e repassadas aos municípios. Estamos aguardando o reestabelecimento que está previsto para o mês que vem”, disse.



Conforme matéria publicada na Agência Brasil, o MS confirmou que as doses da vacina estão com abastecimento parcialmente interrompido (situação comunicada aos municípios). O motivo, explicou a pasta em nota, é que a pentavalente, adquirida por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), foi reprovada em testes de qualidade feitos pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Por este motivo, as compras com o antigo fornecedor, a indiana Biologicals E. Limited, foram interrompidas pela Organização Mundial da Saúde/Opas, que pré-qualifica os laboratórios”, diz um

Onde encontrar

A pasta informou que as 6,6 milhões de doses compradas começaram a chegar ao Brasil em agosto, de forma escalonada. Assim sendo, quando os estoques forem normalizados, o Sistema Único de Saúde (SUS) pretende fazer uma busca ativa pelas crianças que completaram dois, quatro ou seis meses de idade entre os meses de agosto e novembro para vaciná-las. Segundo o MS, o país demanda normalmente 800 mil doses mensais dessa vacina.

Em Manaus, ainda de acordo com a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Semsa, Marinélia Ferreira, por conta do estoque reduzido ser “muito dinâmico”, é difícil informar aos pais e responsáveis por crianças pequenas onde exatamente encontrar as doses.

“Em algumas unidades básicas de saúde ainda é possível encontrar a vacina pentavalente, mas esse estoque é muito dinâmico. Um dia pode ter, outro não. Ao invés de indicar um endereço exato, pedimos que as pessoas procurem na unidade mais próxima. Caso não tenha, podem procurar em outras salas de vacinação até que o fornecimento das doses seja normalizado”, informou.

Nas clínicas privadas, as vacinas pentavalentes estão disponíveis. Para quem tem condições financeiras, uma dose pode ser encontrada a R$ 310.

FVS

No momento, a cobertura vacinal da pentavalente no Amazonas é de quase 90% (a recomendação é de 95%). Mesmo assim, o diretor técnico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Cristiano Fernandes, salienta que apesar do estoque reduzido, a FVS manteve o abastecimento dos municípios com as doses de pentavalente. “A primeira remessa com 10 mil doses deve chegar hoje em Manaus, e a FVS fez a solicitação via sistema de mais 60 mil doses com a finalidade de atender a necessidade do Estado”, disse o diretor.

Fernandes acrescenta, ainda, que está disponível em toda rede pública as vacinas para atualização da caderneta da criança. “A imunização é a principal ferramenta de prevenção de doenças, portanto, pedimos atenção especial aos pais e responsáveis que compareçam às unidades de saúde com o documento da criança para verificação vacinal”, alertou Fernandes.

News guilherme 1674 2977771b 6b49 41af 859a ef3c3b62eae8
Repórter do caderno de Cidades - Jornal A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.