Publicidade
Manaus
PETS

Manaus ganha espaços com atendimento veterinário exclusivo para gatos

Diferencial de clínicas e consultórios focados nos bichanos está na forma do atendimento e nos serviços prestados 15/07/2018 às 17:09 - Atualizado em 20/07/2018 às 14:40
Show clinica exclusiva gatos
Ludimila Andrade é a responsável pela Unidade de Saúde Felina ( Antônio Lima)
acritica.com Manaus (AM)

“Somente quem teve o prazer de conviver com gatos sabe com quantas características eles podem nos surpreender”. A afirmação é da médica veterinária Ludimila Andrade, que percebeu a importância dos “bichanos” como animais de estimação e resolveu montar uma clínica exclusiva para atender os felinos de Manaus - a Unidade de Saúde Felina, que fica no Conjunto Eldorado, bairro Parque Dez, na Zona Centro-Sul.

Segundo ela, o amor pelos gatos surgiu quando ainda exercia o ofício de sua primeira formação em Publicidade e Propaganda. Naquele período, Ludimila resgatava muitos animais, cuidava e colocava para adoção. “Tinha 15 gatos, sou da máfia dos gatos”, brinca. Para a profissional, os gatos vêm ganhando cada vez mais espaço na sociedade pela sua forma discreta e independente de vida. “Acabou se tornando necessário termos na cidade uma estrutura voltada para o atendimento desses animais”, explica Ludimila, pós-graduanda em Clínica Médica e Cirúrgica de Felinos.

Orientada por um doutor em comportamento felino, a veterinária logo percebeu que era muito latente o seu desejo por atender somente gatos; foi então que ela resolveu abrir uma clínica exclusiva para felinos. “Formada, decidi trabalhar somente com cirurgia, alugando o centro cirúrgico da clínica de uma amiga. Foi quando os gatos me escolheram! Recebia muitos gatos para operar, a maioria para esterilização. Enquanto eles esperavam no pré-cirúrgico, comecei a observar o incômodo que sofriam por estarem aguardando no mesmo local dos cães e com sons altos e variados, então segui meu coração”, conta.

Espaço e universo felino

A Unidade de Saúde Felina é totalmente voltada para o atendimento felino, e seu diferencial para um local com atendimento misto pode ser visto logo nas cores das paredes e até nos instrumentais cirúrgicos. “Temos feromônios ambientais para melhorar o bem-estar do animal, usamos técnicas catfriendly para o manejo não causar desconforto ao gato, o ambiente é silencioso e com pouca luz. Os gatis para internação também não são convencionais, eles foram projetados para que o gato se sinta seguro e protegido na vertical, como acontece no habitat natural e como deve ser no dia a dia”, enumera a veterinária.

Exames direcionados

Além de atendimento diferenciado, próprio para o conforto emocional e físico dos felinos, o espaço conta com máquinas hematológicas e bioquímicas de primeira linha, oferecendo agilidade e segurança ao cliente, e menor estresse ao paciente. “A última aquisição da clínica foram as melhores máquinas de diagnóstico hematológico veterinário, com exames que ficam prontos em 40 minutos e realizam diagnóstico de disfunção renal precoce”, adianta.

Ludimila destaca que as cirurgias abdominais e torácicas, bem como as consultas por hora marcada, vacinas, exames laboratoriais diversos, ultrassonografia por agendamento e eletrocardiograma com laudo são alguns dos diferenciais disponíveis. “Na rotina da clínica, além das cirurgias, atendemos doenças de pele e respiratórias, erro no manejo do animal, entre outras. O ideal é fazer um check-up anual, ou seja, o indicado é uma medicina preventiva, e não curativa”, orienta Ludimila.

A veterinária se diz imensamente grata aos felinos. “Não tenho como descrever. Sou apaixonada pelo que faço. Às vezes viro plantão 24h para poder me dedicar 100% ao paciente que precisa e que o tutor me pede para não encaminhar. Eles me conquistaram e me ensinaram a ser uma pessoa melhor, com mais paciência, mais compreensiva, organizada, dedicada. Me ensinaram a amar sem dominar”.

SaintFel

Localizado em Flores, o consultório SaintFel é outro espaço com atendimento exclusivo para gatos. Lá é possível encontrar alguns dos serviços mais avançados em medicina felina, como tipagem sanguínea e terapia com células-tronco. Com especialização na área, a veterinária Jéssica Duarte é a responsável pelo consultório. “Por muito tempo os gatos foram negligenciados na medicina clínica. Esse é um assunto que chama minha atenção desde a graduação. De lá para cá já são quase dez anos de dedicação a essa área”, comenta ela, que é membro da Academia Brasileira de Clínicos de Felinos (ABFel) e  da American Association of Feline Practitioners (AAFP).


Jéssica Duarte, médica veterinária do consultório SaintFel (Divulgação)

Ela também explica a importância de um atendimento focado nos bichanos. “O ideal é que todo o manejo seja adaptado ao animal, com o uso de feromônios para diminuir o estresse. É por isso que só trabalho com hora marcada. Essa é, inclusive, uma recomendação das sociedades de medicina felina para que o gato não espere tanto tempo pelo atendimento fora do ambiente dele”.

Um dos diferenciais do SaintFel é a terapia com células-tronco no tratamento de doenças autoimunes ou com mediação inflamatória, como gengivoestomatite, hipoplasia de medula e asma felina. “Esse é um serviço pioneiro na cidade. As células são importadas de uma empresa especializada em regeneração celular”, conta Jéssica. Já os procedimentos cirúrgicos, como castração, e as internações são feitos em parceria com a clínica UniPet, também no Coroado. “Lá eu tenho total autonomia sobre meus pacientes”, completa a veterinária.

Serviço

Unidade de Saúde Felina
Endereço: Rua Altair Severiano Nunes, 73, Conjunto Eldorado
Contato: (92) 4102-1122, (92) 3071-7609 e (92) 99377-3045

SaintFel
Endereço: Rua Visconde de Utinga, 100, Loja 3, Flores
Contato: (92) 3634-6936

Publicidade
Publicidade