Quarta-feira, 20 de Outubro de 2021
PCD's

Manaus não está preparada para atender deficientes, afirma vereador

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (IBGE), cerca de 30% da população de Manaus é composta por PCD´s



handicap-parking-3865315_1920_E587FC88-A62D-48DE-AC20-9B4C89414A44.jpg Foto: Reprodução
21/09/2021 às 15:20

Durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM) desta terça-feira (21), o vereador Rodrigo Guedes (PSC) fez críticas à cidade, que segundo ele não oferece a atenção devida às pessoas com deficiência (PCD´s).

“Nossa cidade é uma cidade muito arredia às pessoas com deficiência. Nós, por exemplo, somos os campeões em falta de acessibilidade, não temos calçadas, não temos rampas de acesso. Isso só para citar um exemplo mais visível da exclusão da nossa cidade para com os PCD´s”, disse o vereador.

Segundo Guedes, a cidade ainda precisa avançar muito na atenção aos PCD´s nas áreas de educação, esporte, cultura, direitos sociais e mobilidade urbana.

“Nossos terminais não são adaptados 100% para PCD´s, precisamos criar políticas de estado. Este dia 21 de setembro nos remete a isso, que deve ser uma prioridade da nossa legislatura e também da gestão municipal. Precisamos implementar aqui a secretaria municipal de defesa dos direitos da pessoa com deficiência, que seria uma secretaria de articulação que precisa coordenar esse processo em Manaus, para dialogar e articular com todas as secretarias, tendo assim avanços de fato na política dos PCD´s. Manaus ainda exclui muito, ainda não está preparada para lidar, tratar e proporcionar qualidade de vida para os nossos PCD´s”, disse o vereador.

Guedes ressalta que, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (IBGE), 30% da população de Manaus é composta por PCD´s.

“Temos a maior população com deficiência no Brasil entre as capitais. Em contrapartida, Manaus ainda está aquém na atenção a esse público. Os órgãos ainda não estão preparados para lidar com PCD´s. Os espaços ainda não estão preparados para receber esse público e as obras ainda estão sendo pensadas excluindo esse público”, disse o vereador.

O vereador Caio André (PNC) lembrou que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) está julgando um projeto de lei que visa restringir a cobertura dos planos de saúde sobre uma terapia destinada a autistas, movido pelas empresas de convênio de saúde.

“É uma terapia que está no hall da OMS (Organização Mundial de Saúde) e que beneficia os autistas. Os planos de saúde estão visando retirar essa terapia da cobertura obrigatória, ameaçando os direitos dos autistas. Existe uma luta nacional de todos os pais e pessoas que têm autistas nas suas famílias devem ficar atentas. É um tratamento reconhecido cientificamente, mas, agora, os planos de saúde estão querendo retirá-los do hall de atendimento. Espero que o STJ não acate esse pedido dos planos de saúde”, disse Caio André.

PLANOS DA PREFEITURA

Durante entrevista concedida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), ao podcast Sim e Não, no dia 14 de setembro, uma das questões defendidas por ele foi a implementação de estruturas para as áreas de esporte e atenção às pessoas com deficiência. Segundo o prefeito, juntamente com a área de esporte, a atenção às pessoas com deficiência será inserida na estrutura do município.

“Nós vamos criar uma subsecretaria voltada a deficiência na secretaria de assistência social”, anunciou o prefeito.




Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.