Quarta-feira, 08 de Julho de 2020
FOTOGRAFIA

Manaus participa de projeto internacional de registro de espécies urbanas

O casal de biólogos Tomaz e Renata participam do “Desafio Natureza das Cidades”, promovido pela organização iNaturalist. A ideia é documentar animais, plantas e fungos no ambiente urbano. Saiba como participar



ARQUIVO_PESSOAL_61C386A0-D1C6-43A7-9809-4BE6A0E61D37.jpeg Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
25/04/2020 às 15:49

Na manhã deste sábado (25), o casal de biólogos Tomaz Nascimento, 33 anos, e Renata Xavier, 33 anos, saiu para fotografar espécies da rica biodiversidade amazônica “escondidas” na área urbana de Manaus.

O passeio feito dentro de um carro, em respeito às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), circulou pelas margens do igarapé situado próximo ao estacionamento da Universidade Nilton Lins (Uninilton Lins), na Zona Centro-Sul da cidade. No lugar, Renata deparou com o maior cogumelo que já viu na vida.



Ainda não foi possível identificar a espécie, mas o registro é o destaque das buscas empreendidas pela dupla no “Desafio Natureza das Cidades”, projeto em que ela é organizadora local. Promovido pela organização iNaturalist, surgiu em 2016 no Estados Unidos das Américas (EUA) e, em 2017, passou a incluir países do mundo inteiro.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

O desafio

A proposta consiste em estimular a observação e a documentação de animais, plantas e fungos no ambiente urbano por meio de uma “competição saudável entre as cidades”, como define Tomaz Nascimento.

Para a edição de 2018, iniciada ontem (24) e encerrará na segunda-feira (27), os organizadores recomendam que os participantes façam registros em casa. “As pessoas que acessam o iNaturalist postam suas observações e tentam fazer o possível para registrar o maior número de espécies e observações”, explica o biólogo.

Os participantes podem inserir imagens e sons no aplicativo ou no site da plataforma, vinculada à National Geographic e à Academia de Ciências da Califórnia. É importante fornecer a localização da espécie ao postar o registro no site, posteriormente inserido em um mapa, o que vai auxiliar cientistas e pesquisadores a identificar onde as espécies estão ocorrendo. “Por isso, a participação das pessoas é importante. Elas ajudam os cientistas”, diz Nascimento.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

“Não é preciso saber a identificação exata do que estão observando. A plataforma favorece a comunicação entre os cientistas e a população. Quem estiver a fim de conhecer mais a biodiversidade, pode inserir as fotos e acompanhar os comentários dos especialistas nos grupos”, destaca Xavier.

Apesar da riqueza de exemplares na fauna e na flora, Manaus fica para trás no ranking das cidades com maior número de observadores, como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, ausente da competição deste ano. Por outro lado, em 2019 os registros na capital amazonense se destacaram do restante do país.

“Fizemos um grande esforço para documentar a biodiversidade local”, conta Nascimento. “A nossa ideia é captar mais pessoas de Manaus a postaram suas observações e aumentar o número de usuários na plataforma”.

Contribuição

Além da contribuição às pesquisas científicas, o contato com a natureza proporciona um alívio dos efeitos da ansiedade e da depressão, males recorrentes em tempos de pandemia, e uma forma de sair da rotina. Por isso, os organizadores amenizaram os aspectos competitivos do Desafio e estão incentivando as pessoas a documentarem dentro de casa.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

“É como uma terapia, você está desestressando ao participar de uma atividade como esta”, ressalta o biólogo. Hoje, o iNaturalist contabiliza mais de 1 milhão de usuários e mais de 35 milhões de observações postadas.

News d amorim 845c88c9 db97 48fa b585 f1c0cb967022
Repórter de Cidades
Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Além de A Crítica, já atuou em uma variedade de assessorias de imprensa e jornais, com ênfase na cobertura de Cidades e Cultura.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.