Publicidade
Manaus
Manaus

Manaus participa neste domingo (29) da ‘Mobilização Mundial pelo Clima’ no Parque dos Bilhares

Ao lado de Londres, Berlim e Paris, capital amazonense promove mobilização mundial para pressionar líderes na COP21 28/11/2015 às 10:09
Show 1
Eventos extremos, como secas e cheias recordes nos rios da Amazônia, mostram a realidade das mudanças no clima
Isabelle Valois Manaus (AM)

Líderes mundiais se reunirão na segunda semana de dezembro para participarem da 21ª Conferência de Clima em Paris (COP21), a mais importante reunião da Organização das Nações Unidas (ONU), e traçarem medidas para combater a emissão dos gases de efeito estufa, responsável pelo aquecimento global.

Hoje haverá uma mobilização global que ficou conhecida como ‘Mobilização Mundial pelo Clima’ para pressionar os líderes mundiais, que se reunirão na COP21, a adotarem medidas mais ambiciosas em um novo acordo para diminuir a emissão dos gases de efeito estufa e, assim, o aquecimento global.

Neste dia, várias cidades do mundo preparam uma mobilização de reinvindicação contra o aquecimento global. Mais de 1700 eventos foram programados para o dia. Milhares de marchas, atos e atividades cidadãs acontecerão ao redor do mundo, como parte de uma mobilização global sobre as

A mobilização envolve organizações sociais e movimentos ambientais ao redor do planeta e planeja levar milhares de pessoas às ruas. Manaus abraçou a causa e está entre as quatro principais cidades globais onde haverá a mobilização, junto a Londres, Berlim e Paris.

No coração da Floresta Amazônica, várias entidades estão se organizando e convocando a sociedade para participar desse ato que contará com apresentações de vários artistas locais e debates com autoridades ligadas às questões ambientais. Algumas entidades promoverão oficinas e jogos culturais e educativos.

“O mundo vai parar em favor do clima e não poderíamos ficar fora dessa”, disse uma das idealizadoras do evento em Manaus, Evelyn Castro, 21. Ela contou que desde que iniciou a faculdade, começou a participar como voluntária da Organização Não Governamental Grenpeace.

Quando soube da mobilização mundial do clima, Evelyn procurou saber se em Manaus teria algo programado, quando descobriu que a cidade onde mora não estava participando da ação, resolveu assumir a responsabilidade e convidou alguns amigos.

“Vivivemos no meio da floresta Amazônica, e precisávamos participar de uma mobilização deste nível. Nos últimos anos, sentimos o impacto do calor em Manaus, são resultados do aquecimento global”, comentou.

Evelyn criou o evento no facebook, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas)e outros movimentos sociais.

A Mobilização Mundial pelo Clima em Manaus, ocorrerá hoje, a partir das 16h, no Parque dos Bilhares, localizado na avenida Djalma Batista, Zona Centro-Sul.

Serviço
16h00 DJ Pedro Cacheado
17h00 Dona Celeste
17h50 Franco
18h30 "Entrando no clima"
19h40 Sateré­Mawé
20h15 Nattus Triballia
21h05 Cerumano

Publicidade
Publicidade