Publicidade
Manaus
Manaus

Manaus possui 151 veículos aptos ao transporte escolar; veja a lista

Verificar quesitos de segurança como a validade do extintor de incêndio, os cintos de segurança, a habilitação categoria ‘D’  é o primeiro passo para garantir um transporte seguro às crianças na fase escolar 08/02/2013 às 23:02
Show 1
Secretário de Educação Pauderney Avelino admitiu que veículos não estão aptos para o serviço
Ana Carolina Barbosa Manaus

Manaus possui, hoje, 151 veículos autorizados pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) para operar como transporte escolar a partir das concessões destinadas a 92 pessoas físicas e jurídicas. Contudo, este não é o único quesito que pais ou responsáveis devem observar na hora de contratar este tipo de serviço. “Temos que cobrar mais de quem presta serviço para a gente”, alertou a diretora-presidente em exercício do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Gleice Barros.

O Detran é o órgão responsável por verificar, durante a fiscalização, as questões relacionadas à segurança, habilitação do condutor e aplicação do curso de capacitação, enquanto que a SMTU fiscaliza a ‘concessão de veículo de aluguel’ necessária para tipo de atividade. Só esta semana, em operações de rotina e ações intensificadas após a morte de uma criança em um acidente ocorrido na última quinta-feira, e outroenvolvendo um ônibus, nesta sexta, que deixou 15 crianças feridas, foram apreendidos sete veículos irregulares. O veículo envolvido no acidente desta quinta-feira (07) está cadastrado na SMTU e o desta sexta (08), ligado à Secretaria Municipal de Educação (Semed), a assessoria não soube informar.

Segurança

De acordo com a diretora-presidente em exercício do Detran, verificar quesitos de segurança como a validade do extintor de incêndio, os cintos de segurança, a habilitação categoria ‘D’ e se o motorista passou pelo ‘Curso para condutores de veículo de transporte escolar’ é o primeiro passo para garantir um transporte seguro às crianças na fase escolar.

Ela explica que, embora haja fiscalização freqüente e abordagens voltadas a verificar as questões de segurança e habilitação de condutores de vans e ônibus que realizam esta atividade, os fiscais do órgão ainda encontram dificuldade em identificar, por exemplo, carros particulares que fazem sem autorização este tipo de transporte.

Ela não soube informar quantos veículos foram apreendidos em 2012 por apresentar irregularidades, mas explicou que o Detran-AM realiza campanhas educativas em escolas e também abordagens em épocas específicas, como a de volta às aulas.

Capacitação

Sobre a capacitação, ela explicou que, entre janeiro de 2012 e o mesmo mês deste ano, foram formados 222 novos condutores aptos a conduzirem vans e ônibus escolares. As exigências para ingressar no curso são muitas. Entre elas, ser maior de 21 anos, estar habilitado na categoria D e frequentar 50 horas de aula com disciplinas como legislação de trânsito, direção defensiva, noção de primeiros socorros e relacionamento interpessoal. Tem 50 horas de aula.

“Além disso, o candidato não poder ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses e nem estar cumprindo nenhuma pena por crime de trânsito”. Ela indica que na hora da contratação, os pais solicitem, ainda, uma cópia da certidão de ‘Nada consta’, emitida pelo Detran, e que comprova que o condutor não tem histórico de irregularidade grave.

Veja a lista de condutores autorizados a realizar transporte escolar em Manaus.



Publicidade
Publicidade