Quinta-feira, 23 de Maio de 2019
CONSCIENTIZAÇÃO

Manaus recebe projeto sobre objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU

Apenas três cidades brasileiras terão atividades do ‘Caminhão Conhecendo os ODS’. Em Manaus, ação acontece em julho



Caminh_oConhecendoosODS_divulga__o_1_CD12CBDC-025C-4C7C-9710-E7F7AF681262.jpg
Foto: Divulgação
01/04/2019 às 20:54

Um dia inteiro dedicado a atividades voltadas para o conhecimento e lazer, abordando cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Esse é o foco do projeto ‘Caminhão Conhecendo os ODS’, que chega a Manaus no mês de julho, com o evento principal marcado para o dia 27 desse mês. Além da capital amazonense, as atividades ocorrem também em Joinville (SC) e em Rio Claro (SP).

A ideia é engajar a população na busca de soluções para os desafios que os países precisam enfrentar rumo a um mundo melhor para todos. Para isso, serão organizadas em cada uma das três cidades atividades relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para a organização dessas atividades, a NTICS Projetos, realizadora do Caminhão Conhecendo os ODS, convida todos aqueles que quiserem fazer parte do evento a participar da Rede ODS, através deste link.

“Neste projeto, queremos o envolvimento da população diretamente em cada atividade. O engajamento é a etapa primordial para conseguirmos trazer o maior número de pessoas e o maior número de iniciativas voltadas aos ODS”, explica o articulador do projeto, Diego Gazola.

Sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Os ODS indicam como as nações podem alcançar um desenvolvimento social, econômico e ambientalmente sustentável, tendo como foco um mundo melhor para todos. Os 17 Objetivos e suas 169 metas para melhorar os indicadores em várias áreas foram definidos em 2015, em continuidade e aprimoramento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), por 193 países durante a Assembleia Geral da ONU. O Brasil foi um desses países a assinar compromisso de melhorar seus indicadores até o ano de 2030.

Cada um dos objetivos trata de uma área diferente, mas estão interligados. São eles:

1 - Erradicação da Pobreza.

2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável.

3 - Saúde e Bem-Estar.

4 - Educação de Qualidade.

5 - Igualdade de Gênero.

6 - Água Potável e Saneamento.

7 - Energia Acessível e Limpa. 

8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico. 

9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura. 

10 - Redução das Desigualdades. 

11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis.

12 - Consumo e Produção Responsáveis. 

13 - Ação contra a Mudança Global do Clima. 

14 - Vida na Água.

15 - Vida Terrestre. 

16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes. 

17 - Parcerias e Meios de Implementação. 

Para saber mais sobre o projeto, acesse o site.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.