Publicidade
Manaus
Logística reversa

Manaus recicla menos de 1% das mais de 8 mil toneladas de embalagens usadas no ano

São previstos por lei procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento ou outra destinação final ambientalmente adequada 21/03/2016 às 19:05 - Atualizado em 21/03/2016 às 20:10
Show 1060091
Aproximadamente 80% dos resíduos coletados pela RioLimpo são do Distrito Industrial e o papelão lidera o volume de descarte (Márcio Silva)
Hellen Miranda Manaus (AM)

Com a produção de 8 mil toneladas de embalagens longa vida por ano, sendo menos de 1% é reciclada, Manaus busca avançar no campo da coleta seletiva, com apoio privado e iniciativa da população.

No Amazonas, a empresa RioLimpo é a única autorizada pela Tetra Pak a recolher o material na região. A embalagem começou a ser produzida no Brasil na década de 1970 e elevou o tempo de durabilidade dos produtos, sendo altamente reciclável por conta dos componentes: plástico, alumínio e papelão.

“Começamos há três anos nesse trabalho com as embalagens e temos cooperativas envolvidas, que só este ano já retiraram do meio ambiente aproximadamente 26 toneladas de embalagens longa vida (leite, suco, etc). Esse material tem várias camadas, que podem ser reaproveitadas, como o papel, que se transforma em caixas de papelão, e o plástico e alumínio, que são convertidos em telhas e placas para tapume”, informou a gerente comercial da empresa, Claudia Scaini.

Atualmente são 30 cooperativas envolvidas no projeto de reciclagem da RioLimpo. De acordo com Claudia, a empresa é responsável por separar e preparar o material coletado para envio a outros estados brasileiros.

“As coletas trazem o material, a partir daí faremos a seleção da melhor condição possível para que esse material possa ser de fato reciclado, e isso vai de acordo com a necessidade de cada cliente. Então é enviado para São Paulo e Curitiba, onde será feito o processo de reciclagem dos materias. A previsão é que até o próximo dia 1° de abril seja enviada uma carga de 26 toneladas de material para reciclagem”, revelou. Ainda conforme ela, no último contêiner foram enviadas 29 toneladas.

Campanha

Esta semana, uma comitiva de dirigentes da empresa Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, e um consultor gerenciamento de resíduos da Tetra Pak estiveram em Manaus para uma série de compromissos voltados à reciclagem de materiais como as embalagens. Entre as ações, a comitiva confirmou apoio para campanha voltada para a população local, visando despertar a necessidade de recolher e reciclar as embalagens do tipo longa vida.

A campanha será em parceria com a única companhia da região credenciada para coleta, separação e envio desse material, a RioLimpo. “No próximo mês será possível ver com mais frequência na mídia local, além de outdoors, informações sobre a destinação adequada e outras sobre o tema”, adiantou a gerente comercial, Claudia.

A logística é prevista em lei

Definida pela Lei 12.305/10 como instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

Publicidade
Publicidade