Sexta-feira, 19 de Julho de 2019
Manaus

Manaus registra dois casos suspeitos de febre Chikungunya e autoridades alertam para surto

Doença também é transmitida pelo mosquido da dengue Aedes aegypti. Autoridades de saúde se preocupam com período chuvoso no Amazonas



1.jpg Aedes Aegypti, transmissor da dengue, é responsábel pela febre chikungunya
29/10/2014 às 16:29

Manaus está com dois casos suspeitos da febre chikungunya, uma doença viral muito parecida com a dengue, que tinha sido identificada em países do Caribe, mas já chegou aos Estados brasileiros do Amapá – que está hoje com mais de 700 notificações e 390 pacientes confirmados -, Minas Gerais e Bahia.

A preocupação das autoridades de saúde é com o período chuvoso, pois a doença também é transmitida pelo mosquito da dengue, e esta é a época ideal para a reprodução do Aedes aegypti, o que aumenta o risco de epidemia no Amazonas.

“É uma possibilidade real a introdução do vírus e o surto da doença”, declarou o diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), Bernardino Albuquerque. Os dois casos suspeitos no Estado foram identificados em Manaus, na semana passada, de acordo com o diretor.

Um deles, é uma jovem paciente venezuelana, que tem parentes na capital amazonense e veio passar férias. Na cidade, ela sentiu febre, dores articulares intensas e apresentou manchas avermelhadas na pele, um quadro clínico compatível com a febre chikungunya. A mulher mora na Venezuela, país que também está enfrentando surto da doença.

“Foi colhido material para análise e enviado ao Instituto Evandro Chagas, em Belém, unidade que é referência nacional para o Chikungunya”, explicou Albuquerque.

Até o final desta semana, deve sair o resultado das análises. Apesar de ainda não ter sido confirmado, como se encaixa na definição dos casos suspeitos, as autoridades de saúde tomaram medidas imediatas para combater o vetor e realizar o bloqueio sanitário na área adjacente à residência onde a paciente estava hospedada. 

*Mais informações sobre o caso você confere no jornal A Crítica desta quinta-feira (30)

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.