Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019
SAÚDE

Manaus registra nove casos de sarampo em novembro, aponta Semsa

A Prefeitura informou que o número de casos tem reduzido desde julho



sarampo_064A527A-718E-4359-BEBC-DDCDB10ABE76.jpg Foto: Reprodução
22/11/2018 às 19:47

Manaus registrou nove casos de sarampo entre os dias 5 e 14 de novembro, informou a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A Prefeitura informou que o número de casos tem reduzido desde julho.

Em Manaus, são 7.729 registros confirmados de sarampo; 823 descartados e nove casos em investigação, aguardando resultados laboratoriais. Com base na quantidade de casos registrados, até o dia 4 de novembro, a taxa de incidência alcançou 360,30 por 100 mil habitantes no município de Manaus.

Balanço

O novo balanço encerra a força-tarefa montada por especialistas e técnicos de saúde da Prefeitura, Governo do Amazonas e Ministério da Saúde, para investigação dos casos suspeitos de sarampo, a partir da chegada dos kits que possibilitaram a realização da análise laboratorial. As ações de controle e monitoramento da doença continuam mantidas pelos órgãos de saúde na capital e interior do Estado.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae), da Semsa, Marinélia Ferreira, os casos em investigação de sarampo indicam que ainda há a circulação do vírus no município. Portanto, as ações de monitoramento dos casos serão mantidas, além de cuidados especiais aos grupos considerados suscetíveis, como as crianças menores de um ano.

"Crianças que completarem seis meses devem ser vacinadas e as de um ano completo seguem o procedimento da dose de rotina. Nesse período de idade, é importante também que os pais evitem levar ou circular com as crianças em locais de grandes aglomerações, em consequência da possibilidade de expô-las ao risco de contrair o sarampo. Os adultos devem ficar atentos para manter atualizado o cartão de vacina", destaca Marinélia. Ela lembra, ainda, que as pessoas em geral devem continuar atentas aos sinais do sarampo e procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.

A lista com as 183 salas de vacina do município de Manaus está disponível no site da Semsa http://semsa.manaus.am.gov.br.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.