Publicidade
Manaus
Manaus

Manaus registra novo recorde de maior temperatura em 90 anos

Há uma semana a capital havia registrado 38,6ºC e hoje (21) chegou a marca dos 39ºC. É a maior temperatura registrada desde 1925 22/09/2015 às 19:02
Show 1
Calor é sentido, sobretudo, no meio urbano, onde não há arvores, mas muito concreto e asfalto
alexandre pequeno Manaus (AM)

Uma semana após a capital amazonense registrar o recorde de temperatura mais elevada dos últimos 90 anos, com 38,6ºC no domingo dia 13 de agosto, nesta segunda-feira (21), um novo recorde foi registrado em Manaus: 39ºC. As informações são do meteorologista Lucas Mendes do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). “Já é uma temperatura para entrar na história”, afirma.

“Os próximos dias vão ser bastante semelhantes ao que se tem apresentado nas últimas semanas. Vamos continuar com a presença de grande massa de ar seco por toda a Amazônia e as temperaturas vão continuar bastante elevadas”, informou o meteorologista.

“A estimativa é que continue com a marca bastante elevada entre 35ºC a 37ºC nos próximos dias. Teremos dias bastante quentes sem previsão de mudança”, acrescentou.

Causa: El Niño

O El Niño é um fenômeno que causa o aquecimento anormal das águas superficiais e sub-superficiais na região Equatorial do Oceano Pacífico, causando a modificação da circulação dos ventos.

“Além dessa seca que já era esperado, com os dias bastante quentes, com pouca nebulosidade, com bastante predomínio do Sol, estamos sob o fenômeno El Niño que faz uma mudança na circulação geral da atmosfera, em conseqüência disso, ele causa o calor excessivo em nossa área”, afirma Mendes.

Recorde anterior

No dia 13, a temperatura chegou aos 38,6 graus, com a sensação térmica de 40,2 graus, e ultrapassou o maior registro ocorrido nos últimos anos, em setembro de 2010, quando a temperatura marcou 38,3 graus.

Termômetros de rua X medição oficial

Termômetros de rua têm marcado frequentemente em Manaus registros de 39, 40 e até 41ºC. As medições oficiais, no entanto, registram sempre temperaturas mais baixas. Vários fatores podem justificar essa variação. Quanto mais próximo da placa de ferro estiver o sensor do termômetro de rua, por exemplo, mais alta será temperatura que ele vai registrar, isso porque a placa retém calor.

Contudo, os termômetros de rua reproduzem melhor a temperatura urbana em termos de sensação térmica. 

*Matéria atualizada às 19h do dia 22 de setembro. Segundo Inmet, a temperatura chegou aos 39ºC - a prévia divulgada antes foi de 38,9ºC

Publicidade
Publicidade