Publicidade
Manaus
FALTA DE SEGURANÇA

Manaus registrou média de 7 assaltos a ônibus por dia no mês de maio, diz SSP-AM

Mesmo com número elevado de 231 casos, dados mostram redução em comparação ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 321 roubos 15/06/2018 às 18:07 - Atualizado em 15/06/2018 às 18:14
Show  nibus agora partiu
A SSP-AM registrou apenas no mês de maio deste ano 301 ocorrências de roubos a usuários (Foto: Arquivo AC)
Amanda Guimarães Manaus (AM)

Apenas no mês de maio deste ano a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM) registrou 231 roubos a ônibus coletivos em Manaus. Em média, aconteceram 7 casos por dia na capital. Os números passam de 1,4 mil neste ano. Nessa quinta-feira (14), o motorista de ônibus Francisco Araújo da Silva, 51, morreu após ser baleado durante um assalto a coletivo da linha 450, em um trecho da avenida Max Teixeira.

Mesmo com o número elevado, os dados mostram que os casos tiveram uma queda em comparação ao mesmo período do ano passado. O órgão registrou 321 roubos a ônibus em maio de 2017, representando uma diminuição de 90 ocorrências.

A falta de segurança no transporte coletivo de Manaus é discutida pela sociedade e trabalhadores da área, mas não deixa de ser mostrada em números. Ainda conforme a SPP-AM, durante os meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio de 2017 foram registrados 1.237 assaltos a ônibus. Neste ano, comparando com os mesmos meses, os dados não chegam a ser tão diferentes. A secretaria registrou 1.266 ocorrências.

Dentro do transporte público, os mais prejudicados com os roubos são os passageiros. Segundo a SSP,  foram 301 roubos a usuários na capital. No mesmo período do ano passado, a secretaria registrou 175 casos. E as ocorrências de roubos contra os passageiros também cresceram nos cinco primeiros meses deste ano quando se comparados ao ano passado. O órgão de segurança pública apontou que em 2017 aconteceram 761 casos, enquanto este ano, os dados aumentaram para 1.475 nos cinco primeiros meses.

A SSP-AM informou ainda que no mês passado, maio, 167 pessoas foram acusadas de envolvimento em crimes contra ônibus coletivos em Manaus. Já no ano passado, o número foi de 79 acusados. Ainda o órgão relatou que até o momento 604 pessoas foram acusadas de participação nas ocorrências.

Reforço na segurança

Por meio de nota, a SSP informou que o titular da pasta, coronel Anézio Paiva, determinou reforço nas operações ostensivas de fiscalização aos ônibus neste final de semana. Segundo a secretaria, desde o mês de abril, a Polícia Militar está atuando em ação de reforço nos cinco terminais de integração da capital amazonense, entre 5h e 8h, e entre 17h e 19h. O órgão também completou que, além disso, a PM realiza a operação Catraca ao longo da semana, com barreiras e abordagens surpresas a veículos. 

Ainda a secretaria afirmou que lançou em maio o aplicativo Aviso Polícia, dedicado exclusivamente à prevenção de assaltos aos ônibus do transporte público. De acordo com a pasta, o app está disponível para as plataformas Android e iOS e funciona como um botão do pânico, permitindo o rastreamento em tempo real da ocorrência, garantindo o atendimento pelas equipes policiais. 

Para comentar os dados divulgados pela SSP-AM, a reportagem entrou em contato com a direção do Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Rodoviário de Manaus (STTRM), mas até a publicação desta matéria as ligações não foram atendidas. 

Publicidade
Publicidade