Domingo, 21 de Julho de 2019
LIXO

Manaus terá serviço de coleta agendada para grandes objetos

Objetos como sofás, camas e geladeiras descartados poderão ser recolhidos de forma gratuita com agendamento via Whatsapp



foto2_4DF344AA-7FB6-49D1-A6B5-53FC3F16E637.jpg Foto: Reprodução/Internet
11/07/2019 às 17:51

A cidade de Manaus conta oficialmente, a partir desta quinta-feira (11), com um serviço de coleta agendada de grandes objetos. Com agendamento gratuito feito via aplicativo de mensagens Whatsapp, o serviço poderá recolher objetos como sofás, camas e geladeiras que forem descartados pela população, para evitar que o lixo de grande porte se acumule em igarapés ou em vias públicas.

Para acionar o serviço, que conta com dois caminhões para o recolhimento e a retirada dos volumes, o usuário pode agendar a coleta via Whatsapp pelos números (92) 98415-9563 e 98459-5618. Durante a solicitação , é preciso enviar uma foto do objeto, o endereço completo, telefone para contato e um mapa com a localização do local pelo aplicativo. A equipe do serviço então vai entrar em contato e agendar uma data para o recolhimento do material.

Atualmente, conforme dados da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), quase 30 toneladas/dia de lixo são retiradas dos igarapés.

Desde que começou a funcionar, experimentalmente desde maio, o serviço já realizou 355 recolhimentos nas portas das residências, gerando a coleta de 1.033 objetos. O serviço foi solicitado, entre pedidos de informação e cadastramento, por 539 chamadas feitas no período de 30 de maio até 10 de julho, totalizando 894 atendimentos.

Além de contribuir para a limpeza da cidade, esse serviço ainda pode gerar algum benefício aos catadores de materiais recicláveis. A ideia é enviar a núcleos e grupos de catadores materiais que possam ser reaproveitados ou deem origem a um novo produto. Antes de levar os objetos recolhidos ao Aterro Sanitário, esses materiais passarão pelo crivo de grupos de catadores.

Novos coletores

Os 12 novos caminhões de coleta são da empresa concessionária Marquise e foram adquiridos em uma empresa local. Os novos veículos obedecem aos mais modernos padrões para esse tipo de veículo, com direção automática. “Todos são automáticos, têm monitoramento via GPS, caixas silenciadoras para provocar o menor ruído durante o serviço, controle de emissão de gases para menor poluição do meio ambiente. Tudo o que há de mais moderno a Marquise está trazendo para prestar o serviço em Manaus”, destacou o diretor de operações do Grupo Marquise, Paulo Sttudart.

Receba Novidades

* campo obrigatório
News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.