Publicidade
Manaus
Manaus

Manaustrans inaugura sistema de semáforos e muda sentido do trânsito em avenidas de Manaus

Novos semáforos passaram a funcionar na esquina da av. das Torres com a rua 21 (via de acesso ao conj. Boas Novas), na Cidade Nova, Zona Norte 11/09/2015 às 10:14
Show 1
Semáforos foram instalados num dos cruzamentos mais perigosos da avenida das Torres, uma das vias mais movimentadas de Manaus em horários de pico
NELSON BRILHANTE ---

Novos semáforos, instalados pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans), podem melhorar o trânsito e reduzir o número de acidentes em duas grandes avenidas nas zonas Norte e Sul de Manaus. Os primeiros passaram a funcionar ontem, na esquina da avenida Governador José Lindoso (avenida das Torres) com a rua 21 (via de acesso ao conjunto Boas Novas), bairro Cidade Nova, Zona Norte. O trecho fica no sentido que dá acesso à rotatória do Coroado.

O segundo projeto é a substituição do sistema de semáforos por outro mais moderno, e que entra em operação hoje, na esquina da avenida Waldomiro Lustoza (antiga Perimetral D), com a avenida Manaus 2000, no bairro do Japiim 2, Zona Sul.

O diretor-presidente do Manaustrans, Paulo Henrique Martins, esteve na avenida das Torres e falou sobre a importância da mudança. “Estamos instalando semáforos em locais de grande movimento e de muitos retornos. Então, tivemos que eliminar alguns retornos de esquerda para que o trânsito flua melhor e dê mais segurança aos pedestres que precisam atravessar a via. Essa descida também dá pouca visibilidade aos condutores”, justifica Martins.

Martins lembrou que, para qualquer alteração que se faz no trânsito, é preciso haver orientação pública porque os usuários das vias vão encarar situações contrárias às que estão acostumados. Por isso, nos primeiros dias, agentes de trânsito ficarão nos cruzamentos que estão sofrendo essas mudanças, tanto pela implantação de semáforos quanto por alteração de sentido.

Técnico de sinalização semafórica, Paulo Dantes Cunha Paulain explicou como funcionam os novos sinalizadores. “É um controlador eletrônico, moderno, com seis planos de tráfego e, dependendo do horário de fluxo, eles mudam automaticamente. O plano número um é acionado às 5h30 e, o último, à meia-noite. O tempo máximo é de 1 minuto e, o mínimo, de 15 segundos”, esclarece Paulain.

Comunidade

Ontem, quem estava feliz da vida era o presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Boas Novas, Miro Pereira, 50. “Era uma cobrança antiga, que agora foi atendida. Aqui tem acidente quase todo dia. Só do nosso conjunto já morreram duas pessoas tentando atravessar esse cruzamento. Espero que essa situação melhore”, disse o líder comunitário.

Alterações também no bairro Japiim

A segunda alteração no sistema de trânsito de Manaus está prevista para entrar em operação hoje, na esquina da avenida Waldomiro Lustoza (antiga Perimetral D), com a avenida Manaus 2000, no bairro do Japiim 2, Zona Sul, sincronizado com a esquina na avenida Buriti, que dá acesso ao Distrito Industrial.

Indagado sobre a demora na recuperação dos semáforos na principal avenida do bairro Japiim, o diretor do Manaustrans disse que o retardamento foi porque precisavam ser feitas alterações em todo o sistema, que estava defasado, além de uma campanha informativa aos moradores. “Primeiro, houve um contato com os moradores para que as pessoas pudessem entender como é que vai funcionar a partir de amanhã (hoje) e não ocorram acidentes. No Japiim, a demora também é porque o equipamento instalado é bem diferente do anterior”, esclareceu Paulo Henrique Martins.

Novo sentido

A partir de ontem, quem dirigir no sentido Centro/bairro não poderá mais fazer o retorno onde foram instalados os novos semáforos no cruzamento da avenida das Torres com a rua 21. Precisará subir um pouco mais e retornar na rua seguinte.

Publicidade
Publicidade