Sexta-feira, 26 de Abril de 2019
publicidade
SAÚDE

Marcação de consultas e exames no SUS tem novo sistema de agendamento no Amazonas

Agora, o paciente já vai agendar o atendimento de forma imediata na própria UBS, através de solicitação online com uma equipe especializada



show_1.jpg
Foto: Arquivo A Crítica
publicidade
publicidade
07/06/2018 às 13:23

As secretarias de Saúde do Amazonas (Susam) e do Município de Manaus (Semsa) anunciaram nesta quinta-feira (7) a reformulação no sistema de marcação de consultas e exames especializados na rede pública do Estado e da capital. Agora, o paciente que estiver em qualquer unidade do Sistema Único de Saúde (SUS), como uma Unidade Básica de Saúde (UBS), por exemplo, já vai agendar consultas e/ou exames de forma imediata no próprio local por solicitação online com uma equipe especializada, sem precisar se dirigir a policlínias e hospitais.

A informação é do secretário de Estado de Saúde, Francisco Deodato. Segundo ele, após o agendamento online e imediato, o paciente receberá a confirmação e as informações necessárias da consulta ou do exame através de ligação telefônica e mensagem via SMS. A principal novidade, segundo Deodato, é que as unidades não terão mais o próprio sistema de marcação de consulta com distribuição de senhas. Agora, o processo será feito integralmente pelo Sistema de Regulação (Sisreg) e no momento em que o paciente receber o encaminhamento médico.

Antes, conforme o secretário de Estado de Saúde, as unidades disponibilizavam via Sisreg apenas um determinado percentual das vagas. O restante era usado a critério de cada uma, prática que se consolidou em gestões passadas e que acabava por estimular a formação de filas. “O novo sistema visa acabar com aquele problema das pessoas dormirem nas filas para buscarem atendimento. Vamos testá-lo durante 90 dias e os devidos ajustes serão feitos”, disse Deodato.

O novo formato entrou em funcionamento nesta semana, em fase de testes, em unidades da rede estadual como policlínicas, hospitais e prontos-Socorros, Centros de Atenção Integral à Criança (CAIC), Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (CAIMI) e Serviços de Pronto Atendimento (SPA). O sistema vai integrar, também, as unidades municipais. A segunda fase do sistema abrangerá também as fundações de saúde. 

No novo sistema de agendamento, todas as vagas disponíveis na rede pública, composta por unidades estaduais, municipais, federais, clínicas e laboratórios conveniados com o SUS, terão que ser lançadas no Sisreg. Isso, conforme Francisco Deodato, vai facilitar a visualização integral da oferta dos procedimentos, dando maior transparência e total controle ao processo de regulação, promovendo, assim, a equidade entre os usuários. 

Marcação imediata

publicidade

Uma medida importante tomada pela Susam para que o novo sistema de agendamento de consultas e exames funcione integralmente foi a estruturação dos Núcleos de Regulação Ambulatorial (NIRA) das unidades de saúde. Agora, sempre que o paciente sair do consultório médico, vai se dirigir ao profissional do NIRA e, com o auxílio dele, fazer o pedido de marcação online, no próprio local.

“Antes, a pessoa saía do consultório e ia marcar o exame ou a consulta com especialista na unidade onde o serviço é ofertado, quando existe o Sisreg, criado para dar essa comodidade ao usuário do SUS”, ressalta Deodato.

Volta do SMS

Após a marcação de consulta e/ou exame, o contato com o paciente será feito para o telefone convencional ou celular que tiver sido indicado pelo usuário. Além disso, a Susam está retomando, dentro de um mês, o serviço de SMS, através do qual o usuário receberá as mesmas informações e orientações sobre o procedimento a ser realizado. O serviço de SMS funcionou até 2015, quando o contrato expirou e não foi renovado pelo governo da época.

Para ter a comodidade de ser avisado sobre a consulta por telefone, o usuário precisa estar sempre com o número de contato atualizado. Se perder o celular, por exemplo, deve procurar a unidade onde solicitou a consulta e atualizar o número de contato.

*Também com informações da assessoria de imprensa

publicidade
publicidade
Campanha do AM amplia serviços de diagnóstico de HIV a partir de segunda (29)
Estudante pede ajuda para representar o AM em evento da ONU nos Estados Unidos
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.