Quarta-feira, 30 de Setembro de 2020
política

Marcelo Amil é confirmado pelo PCdoB como candidato a prefeito de Manaus

Partido retirou a candidatura do jurista Francisco Bezerra



marcelo_7C9D0404-F85A-4525-BD17-33C11242EB39.jpg Foto: Euzivaldo Queiroz
06/09/2020 às 13:48

Em convenção híbrida na tarde deste domingo (6), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) retirou a candidatura do jurista Francisco Bezerra e oficializou a pré-candidatura do advogado Marcelo Amil e da professora Dora Brasil à Prefeitura de Manaus pelo partido de esquerda.

O evento foi realizado na sede do partido na rua Luiz Antony, 1.042, Centro, e contou com a presença da velha guarda do partido como a ex-senadora, Vanessa Grazziotin, o ex-deputado, Eron Bezerra, e a ex-candidata ao governo do Amazonas pelo PCdoB em 2016, Lúcia Antony.



Apesar da confirmação da chapa majoritária própria ao Executivo municipal, as lideranças do PCdoB e o próprio já consagrado pré-candidato a prefeito de Manaus, Marcelo Amil, deixaram em aberto a possibilidade de renunciar a candidatura própria para apoiar uma “frente ampla de esquerda” com ao menos 4 partidos do eixo de esquerda.

Durante a convenção, o partido apresentou uma chapa completa de 62 pré-candidatos a vereador de uma nominata com 77 nomes. 21 mulheres são pré-candidatas ao cargo de vereador nestas eleições.

O presidente estadual do PCdoB, Eron Bezerra, disse que a meta do partido para Câmara Municipal de Manaus (CMM) é eleger ao menos 3 trê vereadores. Atualmente, o PCdoB tem um vereador na Casa legislativa, vereador Jaildo dos Rodoviários, que vai tentar a reeleição para um segundo mandato.

A comissão de fiscalização e propaganda do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) esteve presente na sede do PCdoB para acompanhar o cumprimento de vedações eleitorais e protocolos de distanciamento social.

Chapa majoritária

Marcelo Amil disse que candidatura própria do PCdoB encabeçada por ele e a pré-candidata a vice-prefeita, Dora Brasil quer mudar “paradigmas” e que vai ouvir soluções para várias áreas de serviços municipais de “pessoas que estudam o problema”.

Amil reiteirou que a intenção do partido é a manutenção da candidatura do PCdoB, mas que já conversa com partidos do "nosso campo ideólogico" para "formar uma forte frente de oposição ao que está aí".

"A decisão é por candidatura própria, o PCdoB foi o partido que mais empenhou esforços desde outubro do ano. Chamamos e participamos de reuniões com todos os partidos do nosso campo político, discutimos e forçamos, mas infelizmente, mas não foi possível compor neste momento, mas tenho certeza, que todos eles vão vir apoiar a candidatura do PCdoB no segundo turno", garantiu.

Dora Brasil, candidata a vice prefeita concluiu afirmando que a aprovação da chapa majoritária não encerra os esforços diálogos para formação de uma frente ampla.

General de campanha

Eron Bezerra ao se dirigir ao público que acompanhava a convenção afirmou que a ex-senadora Vanessa Grazziotin terá um papel central no partido a de “general de campanha” e que deve assessorar pré-candidatos a vereador e a própria chapa majoritária.

Em entrevista ao A CRÍTICA, Vanessa disse que a palavra general “pega mal”, atualmente, mas que o espírito dela no partido é o de prestar apoio e colocar a sua experiência de mais de 30 anos de parlamento à disposição dos candidatos a vereadores do partido.

Questionada se seria candidata a vereadora, Grazziotin rebateu os boatos e declarou que no momento ela tem compromissos nacionais com o partido, mas que chegou a ser procurada por lideranças para uma possível candidatura à CMM.

“Trinta e cinco anos sendo candidata, acho que eu preciso dar uma respirada, estou com muitas tarefas partidárias hoje nacionalmente e também localmente. Atualmente assessoro a líder da nossa bancada no Congresso Nacional e também assumi a secretaria nacional de mulheres do PCdoB. Apesar de estar muito envolvida nestas tarefas, não vou abrir mão nunca de ter a minha atuação política local. Não ser candidata agora não significa que estou deixando a política”, declarou.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.