Publicidade
Manaus
DIA DA MULHER

‘Marcha das Mulheres’ vai às ruas do Centro de Manaus em protesto por direitos

Centenas de manifestantes percorreram as ruas pedindo mais respeito e conscientização sobre direitos às mulheres 08/03/2017 às 17:08 - Atualizado em 08/03/2017 às 17:30
Show 4ca1611a d1c5 4984 9448 454adb5ddb0c
Foto: Kelly Melo
Kelly Melo Manaus (AM)

Centenas de mulheres realizaram na tarde desta quarta-feira (8), em Manaus, uma passeata pelas ruas do Centro da capital com objetivo de comemorar o Dia Internacional da Mulher, mas principalmente conscientizar sobre os direitos das mulheres. É a “Marcha das Mulheres”, com o lema “Nenhuma a menos, nenhum direito a menos”.

“Esse dia não é de nem para comemorar, mas sim lutar pelos nossos direitos, já que muitos deles estão se perdendo principalmente com essa reforma da Previdência Social”, criticou uma das organizadoras, Ana Cristina Rodrigues,  que é representante do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam). 

Articulada pela Parada Brasileira das Mulheres e pela Greve Internacional das Mulheres, a marcha foi concentrada na Praça 5 de Setembro (antiga Praça da Saudade), de onde partiu pela av. Epaminondas e seguiu até a Praça Heliodoro Balbi, na av. Sete de Setembro.

A atriz Roza Xavier,  50,  disse que é importante participar do ato para mostrar a força que a mulher possui. “Nós precisamos não só lutar pelo nosso espaço, mas também lutar que tenham mais respeito diante da sociedade. Ainda sofremos preconceito no mercado de trabalho e isso precisa mudar”,  afirmou ela. 

Participaram do ato integrantes de vários movimentos sociais e trabalhistas. Três trios elétricos comandavam a passeata com palavras de ordem e “puxavam” a marcha.  Durante a passeata também houve apresentação de um grupo de maracatu. 

Publicidade
Publicidade