Publicidade
Manaus
Tradição

Marinha e Polícia Militar realizam cerimônia em alusão ao Dia da Bandeira

Como tradição, o 9º Comando do Distrito Naval da Marinha do Brasil e a Polícia Militar do Amazonas realizaram eventos alusivos ao Dia da Bandeira 19/11/2016 às 17:00 - Atualizado em 19/11/2016 às 17:01
Show bandeira
As solenidades ocorreram separadamente, na sede da Marinha e na sede da PM (Antônio Menezes e Divulgação)
Isabelle Valois

Como tradição, o 9º Comando do Distrito Naval da Marinha do Brasil e a Polícia Militar do Amazonas realizaram cerimônias alusivas ao Dia da Bandeira. As solenidades ocorreram separadamente: a da Marinha ocorreu na sede do comando, na rua Bernardo Ramos, Ilha de São Vicente, Centro de Manaus, e da PM também na sede da instituição, pátio do comando geral, bairro Petrópolis.

Na cerimônia da Marinha, o capitão de Mar e Guerra, Ken Williams Schonfelder, presidiu o evento. Ele relembrou os detalhes de cada simbolismo que há na bandeira do Brasil, os valores e tradições da Pátria. “Essa comemoração passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República em 1889. A Marinha do Brasil continua esta tradição. Nós todos os dias realizamos a cerimônia da bandeira, tanto no início das atividades como também ao pôr-do-sol. A ideia é relembrar o dever da nação”, disse.

Além da entoação do hino nacional e demais homenagens e respeito ao dia da bandeira, durante a cerimônia foi incinerada uma das bandeiras mais antigas para se repor a nova bandeira aos mastros. Houve a participação dos grupos Escoteiro do Mar “Almirante Tamandaré” e o Almirante Barroso, além da Escola Estadual Almirante Ernesto de Mello Baptista e das crianças atendidas na Casa de Apoio Escolar.

Cada instituição foi agraciada durante a cerimônia com uma bandeira onde dará continuidade à exercitarem o seu civismo aprendendo um pouco mais sobre o culto aos Símbolos Nacionais.

Polícia Militar

A Polícia Militar do Amazonas também realizou neste sábado (19) evento em comemoração ao Dia da Bandeira. O comandante-geral da Instituição, coronel PM Augusto Sérgio, comandou a cerimônia realizada no pátio do comando geral, bairro Petrópolis, Zona Sul de Manaus.

Durante o evento foi realizado o hasteamento do pavilhão nacional onde houve a incineração das bandeiras usadas e consideradas inservíveis e a substituição por novas bandeiras. O subtenente PM Marcolino, representou a praça mais antiga, foi chamado para fazer a incineração das bandeiras, ao som da banda de música da Polícia Militar que entoou o canto Hino Nacional e o canto a Bandeira.

Além do comandante-geral, coronel PM Augusto Sérgio, também participaram do evento o chefe do Estado Maior, coronel PM Sávio, o ex-comandante geral da PMAM, coronel PM Rubens de Sá, e a tropa composta por policiais militares do complexo do comando geral. “A data é importante, pois representa o culto aos nossos símbolos e a bandeira nacional é nosso símbolo maior, o patriotismo”, afirmou o coronel Augusto Sérgio.

Dia da Bandeira

O Dia da Bandeira é um evento tradicional realizado sempre no dia 19 de novembro de cada ano, em alusão ao dia 19 de novembro de 1889, data em que o regime imperial passa a República Federativa, quando a reforma do governo.

A bandeira nacional tem sua simbologia representada pelo patriotismo, as matas, o céu estrelado brasileiro, o ouro e o lema positivista “ordem e progresso” presente cortando o azul do “lábaro” nacional, em uma faixa branca que simboliza a paz.

Publicidade
Publicidade