Terça-feira, 18 de Junho de 2019
convênio

Marinha e Seduc vão compartilhar gestão de escola pública na Vila Buriti

A partir do convênio estabelecido, a Marinha do Brasil fica responsável pela gestão da escola Almirante Ernesto Baptista, em moldes semelhantes aos colégios da PM



IMG_5136.jpg Convênio foi firmado em dezembro e remete à criação da escola, quando já houve a gestão compartilhada (Foto: Eduardo Cavalcante/SEDUC)
25/01/2017 às 13:18

A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) e a Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 9º Distrito Naval firmaram parceria e neste ano de 2017, administrarão a Escola Estadual Almirante Ernesto Baptista, localizada na Vila Militar Buriti, na Zona Sul de Manaus, será de forma compartilhada.

O convênio que formalizou a parceria institucional foi assinado em dezembro de 2016, em solenidade que contou com a presença do Secretário Executivo de Estado de Educação e Qualidade do Ensino, Raimundo Otaíde; do comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Luís Antônio Rodrigues Hecht; da Secretária Executiva Adjunta da Capital da SEDUC, Izabel Carvalho e demais autoridades. 

O modelo de gestão compartilhada é semelhante à parceria existente entre o Governo do Estado, por meio da Seduc, e a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), cuja administração das oito unidades de ensino militar instaladas em Manaus cabe à Secretaria de Educação e o regime interno à PM.

A partir do convênio estabelecido, a Marinha do Brasil fica responsável pela gestão da escola Almirante Ernesto Baptista.

Criada em 1993, a escola já possuía, na época de sua criação, gestão compartilhada com a Marinha do Brasil. Com o convênio renovado, a unidade de ensino passa novamente a contar com o suporte pedagógico e administrativo da Marinha.

Segundo a gestora da escola, professora Cleny Ferreira Alves, o convênio firmado trará muitos benefícios para toda a comunidade escolar. “Essa parceria já foi muito positiva para a comunidade escolar e agora, com esse convênio renovado, tenho certeza que trará grandes avanços para nossa unidade de ensino”, afirmou a gestora.

Estrutura

Atendendo atualmente a mais de 900 estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), Ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Escola Estadual Almirante Ernesto Baptista funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno.

A unidade de ensino está equipada com nove salas de aula climatizadas; laboratório de informática; biblioteca; sala de recursos (para atendimento a estudantes com deficiência); secretaria; sala da direção; sala de professores; quadra poliesportiva; dentre outros espaços administrativos.

Pertencente à Coordenadoria Distrital de Educação 2, responsável administrativamente pelas escolas da Zona Sul de Manaus, a unidade de ensino desenvolve diversos projetos de apoio e incentivo à formação dos estudantes, como projetos de leitura e preservação do meio ambiente.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.